Estresse e obesidade

A edição de 1º de julho da revista Nature, publicou trabalho de pesquisadores da Universidade Georgetown em Washington, DC que explica um mecanismo que desencadeia o ganho de peso em pessoas cronicamente estressadas.

Neurotransmissores são compostos usados pelo corpo para transmitir sinais entre os neurônios. Por exemplo, a acetilcolina regula o movimento muscular, a serotonina está envolvida na regulação das emoções, da temperatura corporal e da memória. Nesta pesquisa os pesquisadores manipularam o neurotransmissor neuropeptídio Y (ou NPY) e o receptor neuropeptídio Y2 (ou YR2) ativado pelo primeiro. NPY e YR2 trabalham nas células gordurosas de nosso corpo.

De acordo com os pesquisadores fatores estressantes, como exposição ao frio ou agressão, leva a um aumento da secreção de NPY de nervos simpáticos, o que aumenta a quantidade de gordura abdominal. Os pesquisadores conseguiram aumentar a gordura em áreas selecionadas no corpo de camundongos através da injeção do NPY nestes locais. Já o aumento da adiposidade foi prevenido através da injeção de um bloqueador de Y2R no abdome. Um mecanismo similar parece existir em macacos e os cientistas estão esperançosos de que estes achados possam ser aplicados a seres humanos, o que contribuiria para o controle da síndrome metabólica.

Para saber mais:

Lydia E Kuo, Joanna B Kitlinska, Jason U Tilan, Lijun Li, Stephen B Baker, Michael D Johnson, Edward W Lee, Mary Susan Burnett, Stanley T Fricke, Richard Kvetnansky, Herbert Herzog and Zofia Zukowska. (2007). "Neuropeptide Y acts directly in the periphery on fat tissue and mediates stress-induced obesity and metabolic syndrome."  Nature Medicine Published online: 01 July.

Aschbacher et al. (2014). Chronic Stress Increases Vulnerability to Diet-Related Abdominal Fat, Oxidative Stress, and Metabolic Risk. Psychoneuroendocrinology. Disponível em: www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4104274/

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!