Alimentos: melhores do que bebidas esportivas para recuperação após o exercício

Cereais matinais e leite desnatado podem facilitar a recuperação após o exercício melhor do que as bebidas esportivas especializadas. É o que sugere uma pesquisa apresentada no 54º encontro do American College of Sports Medicine (ACSM), que aconteceu em Nova Orleans, nos dias 30 e 31 de maio de 2007.

Kammer estudou o desempenho de 12 ciclistas de ambos os sexos. Os mesmos pedalaram por 2 horas após 12 horas de jejum. Após a atividade, os participantes foram divididos em grupos que receberam cereal integral com leite desnatado ou uma bebida esportiva contendo carboidratos. A pesquisadora comparou os efeitos na glicemia (quantidade de glicose no sangue), insulina, lactato, glicogênio muscular e síntese protéica. Os participantes forneceram amostras sanguíneas antes e após o exercício (em intervalos de 15, 30 e 60 minutos depois da alimentação). Biopsias dos quadriceps foram feitas após a corrida e 60 minutos após a refeição.

Em ambos os grupos os níveis de glicose e de insulina aumentram, porém, durante a recuperação o consumo de cereal aumentou os níveis de insulina mais fazendo com que mais glicogênio fosse estocado, o que foi comprovado através da biopsia.

Apesar disso, os pesquisadores admitem que as bebidas esportivas tem a vantagem de serem mais práticas quando o atleta precisa consumir algo imediatamente após a atividade, já que são mais fáceis de serem transportadas e encontradas em lanchonetes.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!