Relação cintura quadril

O depósito de gordura ao redor da cintura pode trazer riscos à saúde, aumentando a incidência de doenças cardiovasculares e de diabetes.

Uma das formas de saber se sua cintura representa uma ameaça à saúde é calcular a relação cintura quadril. Para isso com uma fita métrica meça sua cintura, meça seu quadril e divida um pelo outro (cintura-quadril).

A relação cintura-quadril (RCQ) é o cálculo que se faz a partir das medidas da cintura e do quadril para verificar o risco que um indivíduo possui de sofrer de doenças cardiovasculares, pois quanto maior a concentração da gordura abdominal, maior o risco de problemas como colesterol alto, diabetes, hipertensão e aterosclerose.

A presença dessas doenças juntamente com o excesso de gordura na região abdominal do corpo também aumenta o risco de problemas mais graves para a saúde, como infarto, AVC e gordura no fígado, que podem deixar sequelas ou levar à morte. 

Para calcular a relação cintura-quadril deve-se utilizar uma fita métrica para avaliar:

  • Tamanho da cintura, que deve ser medido na parte mais estreita do abdômen ou na região entre a última costela e o umbigo;
  • Tamanho do quadril, que deve ser medido na parte mais larga das nádegas.

Em seguida, deve-se dividir o valor que obteve do tamanho da cintura pelo tamanho do quadril. De forma geral, a relação ideal é inferior a 0,8 para mulheres e menor que 0,9 para homens, mas isto depende da faixa etária:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/