Dicas de nutrição para atletas

- O que estou fazendo de errado? Muitos atletas não conseguem os resultados esperados com o treino e a alimentação. Precisam observar então se suas dietas estão satisfazendo adequadamente as necessidades de seus organismos. A alimentação deve melhorar a performance e não atrapalhá-la. O problema é que muitas pessoas não treinam para treinar melhor e sim treinam para poder comer mais. Desta forma acabam ingerindo alimentos inadequados já que pensam que podem comer qualquer coisa como recompensa por um dia de atividade pesada. Porém ao ingerirem alimentos ricos em gordura como biscoitos recheados ou pizzas gordurosas acabam não reabastecendo seus músculos com as quantidades ideais de carboidratos e a performance nos dias de treino seguintes acaba caindo. O ideal então é que durante os treinos o atleta e seu nutricionista tracem estratégias e testem alimentos que melhorem o rendimento esportivo e forneçam energia suficiente para as competições.
- Diarréia: este é um assunto pouco comentado entre atletas porém muitos relatam no consultório que durante as atividades competitivas ou treinos mais puxados o ritmo intestinal se acelera atrapalhando o desempenho. O ideal é não exagerar no consumo de fibras antes das competições. Alguns competidores também se sentem melhor quando ingerem, 30 minutos antes das corridas, um mix contendo 1 colher de sopa de pectina em 50 ml de água com adoçante e uma colher de sopa de limão. Experimente este coquetel nos dias de treino.
- Coma mais frutas. Alguns atletas não ingerem as 3 porções recomendadas por dia já que substituem estes alimentos por outros mais calóricos. Porém o consumo deste grupo de alimentos é importantíssimo uma vez que fornece antioxidantes essenciais ao combate dos radicais livres produzidos em maiores quantidades durante o exercício.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.