Série alimentação consciente (vídeo 3): não siga as modas

No terceiro vídeo da série alimentação consciente falo das dietas da moda (aquelas que não prestam).

Dez dicas de alimentação consciente para quem quer emagrecer:

  1. Escute seu corpo: antes de colocar um monte de comida no seu prato pare por um momento e verifique se está com fome. Se estiver com fome, pergunte-se: qual é o tamanho da sua fome?
  2. Use pratos menores. Quando vamos ao self-service e pegamos aquele pratão gigante acabamos colocando mais comida e comendo mais. Em casa também use pratos menores. O visual é importante. Um pratão grande que parece vazio vai te deixar menos satisfeito do que um prato pequeno que parece cheio!
  3. Seja esperto quando for comer fora. Vão querer te empurrar entrada, pãezinhos, prato principal, sobremesa. Pode até estar barato, mas você precisa? E não tenha vergonha de pedir para embalar se a fome acabou e a comida sobrou!
  4. Deixe as travessas na cozinha. Mesa posta é bonito mas quando estamos ali sentados em frente às travessas acabamos repetindo e comendo mais. Sirva-se na cozinhe, guarde o que sobrou e mastigue bem o que escolheu para por no prato.
  5. Coma sempre na mesa. Quando comemos em frente à TV, trabalhando no computador ou envolvidos em outras atividades acabamos ingerindo calorias extras sem nem perceber.
  6. Beba água. A hidratação é super importante para quem quer emagrecer. Um cérebro desidratado confunde-se e solicita comida. 
  7. Faça compras com sabedoria. Comprar mais comida do que você precisa pode ter dois destinos: sua barriga ou o lixo. Para evitar desperdícios, compre apenas o que você precisa. E evite levar guloseimas para casa. Deixe os alimentos açucarados para ocasiões especiais. 

Gostou ou ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário!

Baixe gratuitamente o ebook sobre alimentação consciente aqui.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/