Deficiência de magnésio e doença cardiovascular

A falta de magnésio está intimamente correlacionada com a aterosclerose geral. A correlação entre a perda renal de magnésio e extensas calcificações coronárias e vasculares foi firmemente estabelecida devido à mutação genética 17q12.

Existem muitas correlações entre hipomagnesemia e mortalidade cardiovascular. A hipomagnesemia causa disfunção mitocondrial, estresse oxidativo e inflamação.

Vários estudos confirmaram que a hipomagnesemia é um fator de risco independente para mortalidade cardiovascular, incluindo morte cardíaca súbita. Evidências recentes sugerem que o magnésio desempenha um papel clinicamente significativo na calcificação vascular e na mortalidade em indivíduos com doença renal crônica (DRC).

Notavelmente, um ensaio clínico randomizado demonstrou a eficácia do óxido de magnésio oral em retardar a progressão da calcificação da artéria coronária entre pacientes com DRC não dialisados. Esta descoberta implica que o magnésio pode oferecer um melhor prognóstico cardiovascular e, portanto, pode revelar-se uma via terapêutica valiosa para esta população de pacientes.

Além disso, pacientes em hemodiálise com hipermagnesemia leve apresentaram a menor taxa de mortalidade. Essas descobertas sugerem que o magnésio pode representar um caminho promissor para melhorar o prognóstico de pacientes com DRC e doenças cardiovasculares.

Se a aterosclerose for causada por diabetes, hiperlipidemia ou doença renal crônica, a hipomagnesemia agrava ainda mais as complicações vasculares. No entanto, o inverso também é verdadeiro: o fornecimento e a suplementação adequados de magnésio podem retardar a progressão da aterosclerose. Estes resultados confirmam que o magnésio desempenha um papel central no desenvolvimento e prevenção da calcificação vascular. Tenho mais de 20 vídeos sobre o magnésio em meu canal no YouTube:

Pethő, Á.G.; Fülöp, T.; Orosz, P.; Tapolyai, M. Magnesium Is a Vital Ion in the Body—It Is Time to Consider Its Supplementation on a Routine Basis. Clin. Pract. 2024, 14, 521-535. https://doi.org/10.3390/clinpract14020040

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/