CÉREBRO ADULTO TAMBÉM GERA NOVOS NEURÔNIOS

Análises modernas mostram que a neurogênese acontece por toda a vida. A análise do cérebro de indivíduos humanos saudáveis ​​com idades entre 14 e 79 anos mostra números semelhantes de progenitores neurais intermediários e milhares de neurônios imaturos no hipocampo (Boldrini et al., 2018).

O hipocampo é uma estrutura localizada nos lobos temporais do cérebro humano, considerada a principal sede da memória. No entanto, indivíduos mais velhos têm menos angiogênese (formação de vasos sanguíneos) e menor neuroplasticidade, especialmente se houver neuroinflamação ou doença de Alzheimer (Moreno-Jiménez et al., 2019).

O cérebro adulto que faz mais neurogênese tem menor resposta ao estresse e mais flexibilidade cognitiva, menos ansiedade, mais ânimo (Anaker, & Hen, 2017). Para mais neurogênese precisamos prezar por nossa saúde mental. Que escolhas você faz que ajudam ou atrapalha sua saúde mental? Se o seu cérebro não está conseguindo lidar com o estresse normal da vida, está mais que na hora de rever suas rotinas e cuidar-se melhor.

O cérebro adulto que faz mais neurogênese é mais resiliente (Anaker, & Hen, 2017)

FATORES PROTETORES CONTRA A DOENÇA DE ALZHEIMER

  • Consuma ovos orgânicos: são fontes de colina, luteína e B12, protetores contra a demência.

  • Faça atividade física. Não há cérebro saudável em um corpo doente. O exercício físico estimula a neurogênese. Escolha atividades exigentes que farão seu cérebro funcionar ativando vários sistemas ao mesmo tempo: coordenação de movimentos, equilíbrio, fala, sentimento, etc. O exercício também melhora a circulação sanguínea (o que contribui para manutenção do volume do hipocampo, a sede da memória), ajuda no controle dos níveis de glicose, colesterol e da pressão arterial.

  • Sono de qualidade. Pessoas que dormem menos ou pior possuem um maior risco de desenvolvimento de demência e Alzheimer.

  • Vida social de qualidade. Um estudo da Universidade de Harvard descobriu, depois de observar 10.228 pessoas durante um período de 28 anos, que pessoas com mais de 60 anos que viam seus amigos todos os dias reduziam o risco de demência em 12%. Escolha bem quem deve participar da sua vida e abra tempo na agenda para as pessoas importantes.

  • Treino cognitivo. Ler, estudar, aprender estimulam a neurogênese.

  • Dieta saudável. Ajuda a reduzir o estresse oxidativo e a controlar a neuroinflamação.

  • Intestino saudável: fundamental para a saúde de todo o restante do corpo, inclusive do cérebro.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/