Como a adequada hidratação ajuda na perda de peso?

Muitas pessoas que não conseguem perder peso estão errando na hidratação. Se as células não estão bem hidratadas o metabolismo desacelera e a queima de calorias fica mais difícil. Além disso, muitas pessoas confundem sede com fome e acabam ingerindo um monte de guloseimas, quando na verdade o problema poderia ter sido resolvido com um bom copo de água.

Um estudo realizado com crianças com excesso de peso, mostrou um aumento de 25% no gasto energético de repouso após o consumo de água fresca. Mulheres que aumentam o consumo diário de água em 1 litro a mais perdem, apenas com essa estratégia, 2 kg em um ano. Se fizerem atividade física e ajustarem a alimentação perdem muito mais.

Outra estratégia é sempre beber água antes de qualquer refeição. Isto diminui a fome pois a água vai ocupar um certo espaço no estômago. Então, 10 minutos antes de comer, tome um copo de água. Também pode ser chá sem açúcar.

Rosa e Branco Mama Câncer Estatísticas Conscientização Mídia Social (2).jpg

A desidratação provoca dor de cabeça, mau humor, letargia. Se tudo está ruim, hidrate-se melhor. Se você tem dificuldade em beber água tente saborizar. Pode colocar gotinhas de limão, pedaços de laranja, lascas de gengibre, folhas de hortelã, pepino, pedaços de beterraba… Use sua criatividade!

Se você não tem problemas com o peso também poderá consumir água em outras bebidas como sucos ou vitaminas (batidos/smoothies) ou sopas cheias de líquido. Segue uma receita para o friozinho:

SOPA DE BETERRABA, GORGONZOLA E PISTACHE

  • 1 kg de beterrabas pequenas;

  • 1/2 colher (sopa) de sal;

  • 1 pitada de pimenta branca;

  • noz-moscada ralada na parte fina do ralador, a gosto;

  • azeite extravirgem a gosto;

  • 100 g de pistache descascado;

  • 100 g de gorgonzola;

 Lave bem as beterrabas com uma esponja ou uma escova macia. Cozinhe as beterrabas e depois bata no liquidificador com um pouco da água do cozimento até obter um purê. Tempere com sal, pimenta, noz-moscada e azeite. Reserve.

Leve o pistache ao forno à temperatura de 100°C (ou na menor temperatura do seu forno) por cerca de 10 minutos. Retire o excesso de pele com a ajuda de um pano de prato e bata em um processador na função turbo por alguns segundos, para virar uma farofa grossa.

Coloque a sopa em um prato com uma colher. Quebre o queijo gorgonzola em pedaços pequenos e coloque na sopa. Jogue um pouco de farofa de pistache e regue com um fio de azeite. Sirva quente ou fria.

PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA ONLINE.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags