Benefícios das misturas de especiarias

Misturas de especiarias (na Índia e no Paquistão são chamadas de garam masalas) são repletas de benefícios para a saúde. Ervas e condimentos são carregadas e substâncias antioxidantes que contribuem para um corpo saudável, ajudando na prevenção de vários tipos de câncer, além do envelhecimento precoce.

Garam significa quente e massala significa tempero, mas nem todas as misturas de especiarias precisam ser ardidas ou picantes. As misturas podem ser as mais variadas e conter entre 2 e 30 ingredientes diferentes. Os mais comuns são pimenta preta, canela, cardamomo, cravo, noz-moscada, açafrão, curry, cominho, erva-doce, coentro e folhas de louro.

Dependendo da mistura utilizada o garam masala pode reduzir gases, facilitar a digestão, melhorar a imunidade, favorecer o trânsito intestinal, prevenir doenças crônicas, retardar o envelhecimento, reduzir tumores, equilibrar a glicemia…

A mistura de especiarias pode ser comprada pronta ou feita em casa para conferir sabor a ovos, sopas, lentilhas, fejijão, arroz e até no leite (já ouviu falar do leite dourado?).

As especiarias possuem fitoquímicos em grandes quantidades. Nunca as troque por temperos artificiais ou realçadores de sabor como glutamato monossódico, pois estes elevam a pressão e reduzem a saúde intestinal.

AS MISTURAS DE ESPECIARIAS DAS ILHAS GREGAS

Ikaria é uma das ilhas gregas estudadas pela alta longevidade da população. Os Ikarianos envelhecem quase totalmente livres de demência, apesar de ser frequente que cheguem aos 90 anos ou mais. Uma combinação de fatores explica isso, incluindo geografia, cultura, dieta, estilo de vida e perspectivas. Eles gostam de vinho tinto, jogos de dominó, um ritmo de vida descomplicado, atividades ao ar livre e dieta com ervas frescas, da estação. Costumam entreter familiares e amigos com chás de ervas com alto potencial antioxidante. Sabemos que os chás de alecrim selvagem, sálvia e orégano também ajudam a manter a pressão arterial sob controle, livrando o corpo do excesso de sódio e água. Que tal começar a celebrar com um chá ao invés de oferecer a quem visita sua casa um suco, refrigerante, bolo ou salgadinho?

AGENDE SUA CONSULTA

ERVAS E CONDIMENTOS QUE AJUDAM A DIGESTÃO

Essa é uma das questões mais comuns que recebo pelo YouTube e Instagram: “Dra. Andreia, como melhoro minha digestão naturalmente?” Vamos falar de três ervas que podem ser usadas isoladamente ou misturadas e que são muito interessantes para o sistema digestivo:

1) Funcho: pode ser usado como salada, erva para chá, tempero para a comida. O bulbo, que cresce no subsolo, é frequentemente usado em pratos como assados, grelhados e saladas cruas enquanto as folhas são normalmente polvilhadas em saladas ou sopas para adicionar um sabor salgado. Este alimento tem propriedades antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias que tornam essas sementes super eficazes para a indigestão.

2) Hortelã-pimenta: ingrediente principal em muitos coquetéis, limonadas e pratos, a hortelã-pimenta também pode ajudar a acalmar o trato digestivo, além de acalmar os músculos de uma dor de cólica e tratar o inchaço e a indigestão. Também tem propriedades antifúngicas.

 3) Tomilho: conhecido por ter uma série de propriedades benéficas para o corpo incluindo na digestão devido às suas propriedades antibacterianas e antivirais. Ajuda a reduzir germes nos alimentos, o que melhora a qualidade da microbiota intestinal e a saúde digestiva geral.

Gostou? Por favor, compartilhe.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/