Doenças e transtornos mentais associados a baixos níveis de dopamina

A dopamina é um composto químico encontrado naturalmente no corpo humano. Atua como um neurotransmissor, ou seja, envia sinais do corpo para o cérebro. É importante tanto para o controle dos movimentos que uma pessoa faz, bem como o da suas respostas emocionais. Pessoas que produzem quantidades adequadas de dopamina são mais equilibradas emocionalmente, dormem melhor, possuem melhor memória e concentração, aprendem mais facilmente e têm melhor coordenação motora.

A deficiência de dopamina parece estar relacionada com várias condições médicas, incluindo depressão, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), esquizofrenia, compulsão alimentar e doença de Parkinson. A deficiência tanto pode ocorrer por uma baixa produção de dopamina, quanto por problemas nos receptores de dopamina. Os sintomas da deficiência deste neurotransmissor são muito variáveis. Pessoas com doenças de Parkinson apresentam tremores, espasmos musculares, dores e rigidez, perda de equilíbrio. Outras pessoas podem ter prisão de ventre, baixa vitalidade, cansaço, desmotivação, mudanças bruscas de humor e ansiedade.

Genética, abuso de drogas, dietas ricas em açúcar ou gordura saturada, falta de proteína, tirosina ou vitaminas do complexo B reduzem a produção de dopamina. Por isso, o tratamento envolve mudanças na alimentação. Suplementos contendo fitoterápicos como Mucuna pruriens e compostos como ácidos graxos ômega-3, benfotiamina, cromo quelado, tirosina, magnésio, vitamina D, piridoxal 5-fosfato favorecem a produção de dopamina.

Buscando tratamento

Após avaliação médica também podem ser prescritos medicamentos como levodopa, ropinirol e pramipexol que aumentam os níveis de dopamina. Outras estratégias que ajudam aumentar os níveis de dopamina naturalmente incluem massagens, atividade física, yoga, meditação (1), música, sono de qualidade e uso de probióticos. Uma dieta antiinflamatória também contribui para redução da neuroinflamação e melhoria do funcionamento dos receptores de dopamina.

Aprenda mais sobre o tema na plataforma https://t21.video.

Artigo: Krishnakumar, D., Hamblin, M.R., & Lakshmanan, S. (2015). Meditation and Yoga can Modulate Brain Mechanisms that affect Behavior and Anxiety-A Modern Scientific PerspectiveAncient science, 2 1, 13-19 .

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags