Causas da tireoidite de Hashimoto

As células do sistema imune T auxiliares podem se transformar em células Th1, Th2 ou Th17. O aumento de Th17, por sua vez, aumenta a produção de células T reguladoras (Treg).  As células Th17 produzem interleucina 16 (IL-17) bem como fator de necrose tumoral (TNF). 

A produção de Th17 é maior à meia-noite. Combate fungos e algumas infecções bacterianas. Tregs também ajudam a combater bactérias. O aumento de Th17 também pode ser anticancerígeno.

tireoide-mulher-0317-1400x800.png

Os níveis normais de IL-17 são de 0,89 pg/ml. Contudo, o aumento exagerado de Th17 e IL-17 vem sendo associado a doenças autoimunes como tireoidite de Hashimoto, doença de Graves, lúpus, uveíte, diabetes mellitus tipo 1, esclerose sistêmica e vitiligo. 

Desregulações do sistema imune podem acontecer por contato com vírus ou bactérias. No caso da tireoidite de hashimoto possíveis causas incluem contato com Epstein-Barr, Yearsínia enterolítica, Helicobacter pilori, vírus da herpes 1, 2 e 6, citomegalovírus, rubéola, ricketssia, parovírus B19, hepatite C, HIV, vírus da gripe ou enterovírus.

Outras hipóteses são: intoxicação por metais pesados, problemas de metilação, má nutrição, trauma fisico, disbiose intestinal, sensibilidade ao glúten, sensibilidades alimentares, tabagismo, desequilíbrios hormonais, estresse adrenal, estresse físico ou emocional.

Deixe seu comentário.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags