Suplementação de vitamina D na síndrome do olho seco

Fui ao deserto do Atacama (Chile) e voltei com a visão totalmente embaçada. Fui ao oftalmologista e ele me prescreveu um colírio para "olho seco". Comecei a usar mas o efeito não foi perfeito. Comecei a pesquisar no que a alimentação poderia ajudar. Eu já sabia que hidratação e ômega-3 eram importantes mas encontrei um estudo desse ano sobre a suplementação da vitamina D. Os pesquisadores fizerem na verdade a administração de uma alta dose de 25-hidroxivitamina D intramuscular e observaram melhoras na secreção de lágrimas, redução da vermelhidão palpebrar e da secura ocular (Bae et al., 2016).

É importante cuidar pois a secura aumenta a inflamação local, a fadiga e dor ocular. A suplementação de vitamina D é uma forma fácil, útil e eficiente de tratar a secura do olho. A vitamina D deve ser dosada antes e após o tratamento. Recomenda-se repetir a suplementação após 10 semanas pois os níveis de vitamina D caem significativamente após este período.

Saiba mais sobre a vitamina D clicando aqui.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!