Suplementação de vitamina D na síndrome do olho seco

Fui ao deserto do Atacama (Chile) e voltei com a visão totalmente embaçada. Fui ao oftalmologista e ele me prescreveu um colírio para "olho seco". Comecei a usar mas o efeito não foi perfeito. Comecei a pesquisar no que a alimentação poderia ajudar. Eu já sabia que hidratação e ômega-3 eram importantes mas encontrei um estudo desse ano sobre a suplementação da vitamina D. Os pesquisadores fizerem na verdade a administração de uma alta dose de 25-hidroxivitamina D intramuscular e observaram melhoras na secreção de lágrimas, redução da vermelhidão palpebrar e da secura ocular (Bae et al., 2016).

É importante cuidar pois a secura aumenta a inflamação local, a fadiga e dor ocular. A suplementação de vitamina D é uma forma fácil, útil e eficiente de tratar a secura do olho. A vitamina D deve ser dosada antes e após o tratamento. Recomenda-se repetir a suplementação após 10 semanas pois os níveis de vitamina D caem significativamente após este período.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags