Café previne o câncer de mama?

Depende de que variante de um determinado gene a mulher tem. Uma nova pesquisa das Universidades Lund e Malmo na Suécia mostrou que o efeito do café está relacionado aos estrogênios (hormônios sexuais femininos). Certos produtos metabólicos destes hormônios são carcinogênicos e vários componentes antioxidantes do café podem alterar o metabolismo dos mesmos dando-lhes uma melhor configuração.

A cafeína também atrapalha o crescimento das células cancerígenas. Neste estudo foram estudados os hábitos de consumo de café entre 460 pacientes com câncer de mama. Os resultados mostraram que o efeito do café depende de que variante de do gene CYP1A2 (A/A, A/C ou C/C). As mulheres que tinham qualquer uma das variações C e que faziam uso de pelo menos três xícaras de café diárias desenvolveram câncer menos vezes.

Isto não significa, entretanto que você deva sair ingerindo quantidades enormes da infusão já que estas novas informações precisam ser confirmadas por outros estudos. Além disso, é sabido que quantidades grandes de café (acima de 5 xícaras/dia) podem elevar o colesterol e triglicerídeos no sangue, principalmente se o produto não for coado, como é o caso do café expresso. O consumo de café maior do que 2 xícaras e 1/2 ao dia, associada à ingestão de cálcio abaixo de 800mg/dia também aumenta a excreção urinária de cálcio aumentando o risco de osteoporose.

Para saber mais sobre o estudo café x câncer de mama leia o artigo publicado na revista científica Cancer Epidemiology, Biomarkers and Prevention.

O ideal é variar os tipos de chá para reduzir o risco de intoxicação pelos fitoquímicos ou metais pesados presentes nas plantas. Saiba mais no curso online "Fitoterapia".

PRESTE TAMBÉM ATENÇÃO AOS NÍVEIS DE VITAMINA D

Vitamina D abaixo de 40ng/dl para mulheres é super comum em todo o mundo. Convém suplementar pois associa-se a maior perda óssea, piora da imunidade, aumento do risco de câncer de mama e declínio cognitivo. Para agendamento de consulta acesse: www.andreiatorres.com/consultoria

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags