O que faz um nutricionista?

Nutricionistas são os profissionais mais qualificados para traduzir informação científica sobre alimentos e nutrição em conselhos práticos com o objetivo de melhorar a saúde de pessoas saudáveis ou doentes. Usam as informações mais atualizadas e práticas baseadas em evidências para aconselhar pessoas ou a população.

A profissão é regulamentada pela legislação federal e pelo conselho de nutricionistas. Nutricionistas seguem as prescrições do código de ética profissional para assegurar o mais alto padrão de qualidade em seus trabalhos.

Quando entrei no curso de nutrição não tinha noção da quantidade de papeis desempenhados pelos nutricionistas. O que mais me encanta é a tradução da informação científica para o público leigo. Faço isso em meu consultório, nos podcasts, em meu blog, nos cursos que ministro para pessoas em diferentes faixas etárias.

Mas existem várias outras áreas nas quais os nutricionistas se fazem muito requisitados como a indústria de alimentos, a nutrição clínica, a nutrição esportiva, a geriatria, a pesquisa científica e a divulgação da ciência. Por isso, para ser um bom nutricionista é essencial que haja interesse em pessoas, ciência e saúde. Para conhecer as principais áreas de atuação do nutricionista consulte a resolução CFN 380/2005 clicando aqui.

Leia mais:

Por quê seu supermercado deveria ter um nutricionista?

Nutricionista ou nutrólogo?

O que faz um nutricionista?

Atuação dos nutricionistas em consultórios

O nutricionista e a fitoterapia

Tem um nutricionista na minha empresa

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!