Chá é caro?

Respondendo a mais uma pergunta deixada no YouTube. Quer que eu esclareça a sua dúvida? Deixe um comentário!

Saiba mais sobre os alimentos em meu curso online, disponível com desconto exclusivo aqui pelo site.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
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Você se conhece e confia em você mesmo?

Como você se vê? Você confia em você? Você se ama e busca se melhorar a cada dia? Como faz isso?

O autoconhecimento vai sendo adquirido ao longo da vida, de forma não sistematizada, por meio das experiências e também em processos de coaching, em terapias, na meditação. 

Conhecer os próprios valores, achar um propósito para vida e traçar objetivos e metas alinhados com estas questões faz com que sua autoconfiança e autoestima aumentem.

Algumas pessoas também escrevem diariamente, sobre acontecimentos, pensamentos, sentimentos, ações, sonhos, objetivos. A escrita e releitura facilita o realinhamento da vida, a tomada de novas decisões, a correção do rumo. A escrita pode ser bastante esclarecedora e transformadora. 

Que estratégias foram as mais cruciais em seu processo de autoconhecimento? Falo um pouco de meu percurso no vídeo:

 

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
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"Gosto da proposta da alimentação consciente, mas tenho medo de sair da dieta e engordar"

Nas últimas semanas publiquei vários vídeos sobre alimentação consciente no YouTube e recebi uma série de questionamentos dobre a implementação da mesma. O medo de ganhar peso ao deixar de contar calorias é uma grande preocupação. Mas pense: você nasceu se alimentando de forma completamente intuitiva: mamava quando tinha fome e parava naturalmente de mamar quando estava satisfeito. E mais, nos outros momentos você deixava sua criatividade fluir, explorava o ambiente. Não passava o dia pensando em comida.

Aliás, o e emagrecimento não é o foco principal da Alimentação Consciente. O objetivo é fornecer ao corpo o que ele precisa, na quantidade em que ele precisa e no momento em que ele precisa. É sobre ser gentil consigo mesmo. É sobre se olhar como alguém completo e não apenas como um corpo que precisa ser domado.

Possuo dois cursos online que trabalham a alimentação de uma forma mais amorosa, humana, sem neuras. O primeiro é sobre técnicas de alimentação consciente, meditação e yoga no tratamento da compulsão alimentar. O segundo utiliza-se de técnicas de reprogramação emocional para o emagrecimento natural, sem dietas, nem contagem de calorias.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!

Respiração é vida

Respiração é fundamental para nossa existência. Podemos passar dias sem comer ou beber, mas se não respiramos nosso cérebro e nosso coração deixam de funcionar em poucos minutos.

Nossa forma de respirar afeta nossos níveis de energia, a vitalidade das células e até nossas emoções. Pulmões, diafragma e coração trabalham juntos. O coração bombeia sangue rico em nutrientes e oxigênio por todo o corpo. O sistema cardiovascular e o sistema respiratório são intimamente ligados.

O diafragma é o grande auxiliar do coração, atuando em conjunto com as contrações musculares, que o ajudam para que o sangue volte para cima, em direção ao coração, lutando assim contra a força da gravidade.

Quando respiramos mais lentamente acalmamos o coração, quando respiramos mais rapidamente ele bate mais rápido, como acontece durante um treino de corrida. Prestar atenção à respiração é uma das técnicas meditativas para acalmar a mente, para deixarmos de remoer o passado, para nos preocuparmos menos com o futuro. Cada vez que respiramos fundo e devagar o abdome se expande e começa a massagear os órgãos internos. Quando enchemos o peito de ar, receptores dos pulmões são alongados e enviam ao sistema cardiovascular sinais de relaxamento que desencadeiam a redução da frequência cardíaca. 

Quando estamos desanimados, ansiosos ou deprimidos a respiração se torna superficial e lenta. Quando comemos demais também temos dificuldade para respirar profundamente. Também podemos ter maior dificuldade de eliminar todo o gás carbônico produzido, o que aumenta o cansaço e o desânimo.

Assim, aprender a manter a cabeça no presente e a respirar lentamente é uma tarefa importante para todos. Apesar de gratuita e acessível para qualquer pessoa, não é algo fácil. Não temos o hábito de ficarmos parados, nos entediamos facilmente. Mas nosso coração e nossa mente precisam dessas pausas.

Para os que lutam contra a compulsão alimentar indico um exercício: antes de comer, especialmente se você estiver perturbado, cansado, estressado, sente-se e volte a atenção para sua respiração. Esta prática pode parecer difícil no início, mas à medida que for treinando perceberá uma mudança na qualidade da sua respiração e, com ela, uma melhoria em seu bem-estar.

Nosso corpo sabe como respirar. Não existe uma forma certa ou errada. Apenas observe a respiração sem nenhuma crítica. Às vezes estará profunda, outras vezes será mais curta. Depois de um minuto ou dois, investigue:

  • Em que partes do corpo você sente sua respiração?
  • Ela tem ritmo? É um ritmo agradável?
  • Coloque as mãos sobre o abdome e sinta a respiração. Permaneça por 1 a 2 minutos.
  • Coloque as mãos sobre as costelas e sinta sua respiração. Permaneça por 1 a 2 minutos.
  • Coloque as mãos sobre o peito e sinta sua respiração. Permaneça por 1 a 2 minutos.
  • Consegue imaginar a respiração e o oxigênio fluindo pelo corpo inteiro?

Quanto mais você experimentar essa condição mais fácil será acalmar sua mente. A redução do estresse beneficiará sua saúde e contribuirá para a redução da compulsão alimentar. Saiba mais em meu curso online.

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Alimentação consciente + yoga consciente: técnicas de respeito ao corpo

Mulheres e homens sedentários possuem risco aumentado de doença cardíaca, diabetes, hipertensão. Mas nem todos gostam de academia ou de correr no parque. Outros até gostavam mas se afastaram por conta das atribulações da vida ou por terem se excedido e se lesionado. Uma forma de voltar a praticar atividade física é praticando o "yoga consciente". Infelizmente, nos últimos anos, o yoga virou quase uma aeróbica. As aulas, muitas vezes ministradas em academias de ginástica, reúnem pessoas com experiências e habilidades muito diferentes. Isso faz com que muita gente ache que não deveria praticar yoga, que isso é coisa de gente "jovem e flexível". 

Mas a prática consciente permite que as sensações do corpo sejam apreciadas. Quando você está em uma academia com um professor gritando para você fazer mais, se esforçar mais, o quanto você está ouvindo e respeitando seu corpo? Você tende, nesse caso, a ignorar sua voz interna de que deveria parar ou diminuir a velocidade?

Em sua academia você passava o tempo todo olhando seu corpo como algo a ser aperfeiçoado? Isso te fazia bem? O yoga consciente é isento, não critica. Onde quer que você esteja o momento presente é o seu lugar, seu ponto de partida. Paciência e persistência são ingredientes importantes para cuidar e amar seu corpo. 

Neste curso 100% online combino alimentação e yoga conscientes no tratamento da compulsão alimentar. Por que esta proposta? Porque dietas raramente funcionam e a culpa não é sua. Se você vive brigando com a comida, com a balança, com seu corpo, uma nova abordagem é necessária. A alimentação consciente é uma técnica inovadora. Neste curso você terá acesso a aulas, exercícios e práticas meditativas que o sintonizarão com sua intuição e melhorarão sua autoestima e sua relação com a comida.

A meditação do tipo mindfulness (atenção plena) direciona a atenção à sensações e sentimentos. Este curso também traz aulas práticas de yoga, as quais facilitam a meditação, relaxam corpo e mente e abrem espaço para a reflexão acerca das prioridades da vida. O que mais você ganha após 8 a 12 semanas de prática?

  • melhoria do humor;
  • redução da ansiedade;
  • controle da compulsão alimentar;
  • perda de peso;
  • maior consciência corporal.

Práticas de yoga te deixarão mais relaxado e confiante. Que tal obter todos estes benefícios agora mesmo? Clique abaixo e acesse o cupom de desconto: 

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As alunas que me ensinaram sobre adaptações para o yoga

Pratiquei yoga pela primeira vez aos 20 anos. Era uma turma especial, para gestantes. durante a aula, muitas adaptações precisam ser feitas já que a barriga encosta rapidamente nas pernas nas anteflexões, Em posturas invertidas os grandes seios das gestantes encostam na face. Nas torções, a respiração pode ser difícil já que o diafragma está sendo comprimido. Depois desta experiência, apenas voltei a praticar yoga consistentemente aos 32 anos. Fiz minha primeira formação aos 35 anos e outra anos depois. 

Quando eu mesma abri minha turma de formação de instrutores duas alunas me procuraram para perguntar se poderiam se juntar à turma. Estavam inseguras, praticavam yoga mas em suas aulas só haviam magros e sentiam-se ignoradas pelos professores que não sabiam o que fazer com elas. Como eram obesas, sentiam-se intimidadas, ficavam muito conscientes de seus corpos a cada movimento da aula. Conversamos e elas se uniram ao grupo. 

Com estas alunas aprendi a adaptar posturas e usar minha criatividade para propor novas transições entre ásanas. E foi lindo, pois enquanto elas avançavam na prática, conforme ficavam mais fortes iam também ganhando mais autoconfiança, dentro do corpo que tinham e não de um corpo idealizado.

A disciplina do yoga fez com que conhecem melhor seus corpos, aprenderam a usá-lo, a se orgulharem dele, a perceber todas as maravilhas que ele podia fazer. As ferramentas do yoga também contribuem para a redução da ansiedade, para a autoaceitação. Ao invés de lutarem contra o corpo passaram a enxergá-lo como um aliado. Nenhum corpo é errado para o yoga. Nenhum corpo precisa ser modificado para a prática de yoga. 

Hoje, em meu curso de formação eu abordo todas as modificações necessárias para que qualquer pessoa possa colher os benefícios proporcionados pelo yoga. Se você algum dia entrou em um estúdio de yoga e não se sentiu a vontade tente em outro. Nem todo professor sabe trabalhar com alunos com corpos diferentes. Mas você pode encontrar seu espaço e professores acolhedores existem sim por aí. Você também pode fazer sua prática em casa, em seu ritmo, com suas adaptações. Te convido a conhecer esta prática milenar, que tantos benefícios traz à saúde do corpo e da mente.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
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