Reaprendendo a comer com alegria

Quando reagimos repetidamente às situações com medo, ansiedade ou pânico estas emoções acabam se tornando comuns e nossa forma padrão de agir. O legal é que isso também funciona com emoções boas. Se reagimos com alegria, contentamento, gratidão, humor ou amor reprogramamos o cérebro e ele passa a se comportar desse novo jeito. 

Quando se trata de comer podemos passar o tempo todo nos preocupando, sentindo medo de engordar, preocupação ou ansiedade em relação ao futuro de nossa saúde. Mas podemos reprogramar o cérebro para que ele reaprenda a comer com prazer e alegria.

Faça esse exercício:

1) Peque um alimento que você adora.

2) Coma este alimento da forma mais lenta que conseguir, da forma mais lenta que já comeu na vida, observando-o, cheirando, tocando, mastigando lentamente. Observe os sabores e as sensações na boca, na garganta, no estômago...

3) Foque nas boas sensações.

4) Pare de comer quando estiver satisfeito.

4) Repita várias vezes durante a semana

Quando você se atém às emoções boas, quando você se conecta com o mundo interior, a ansiedade diminui. A compulsão fica sobre controle e você se sente mais satisfeito e melhor nutrido. Você aprende que o alimento não te controla, que o tédio não controla a forma que você come. A alimentação consciente é uma abordagem que não exclui alimentos favoritos mas também não incentiva o consumo exagerado. É uma abordagem que foca na sabedoria interior, nas mensagens do corpo.

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Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!

Manual de tratamento para sobreviventes do câncer

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Prós e contras do consumo do café

O ano de 2015 foi marcado pela divulgação de mais pesquisas sobre o café. Se não deu tempo para você ler, não se preocupe, resumi para você neste podcasts. Para ouvir basta clicar:

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Objetivos de desenvolvimento sustentável - Uma agenda até 2030

Após mais de três anos de discussão, os líderes de governo e de estado aprovaram, por consenso, o documento “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” foi lançada e está disponível para consulta no site do PNUD. A Agenda consiste em um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade. Busca fortalecer a paz universal com mais liberdade, e reconhece que a erradicação da pobreza é o maior desafio global para o desenvolvimento sustentável.

O conjunto de 17 objetivos e 169 metas demonstram a escala e a ambição desta nova Agenda universal. Os objetivos de desenvolvimento sustentável aprovados foram construídos sobre as bases dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, complementando o trabalho deles e respondendo aos novos desafios da atualidade. São integrados e indivisíveis mesclando as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

A implementação dos objetivos traçados será um desafio, o que requererá uma parceria global com a participação ativa de todos, incluindo governos, sociedade civil, setor privado, academia, mídia, e Nações Unidas.

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Ovo: nem mocinho nem bandido

Existe muita controvérsia sobre o ovo. Aqui esclareço e apresento meu ponto de vista.

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Brasil é campeão em mortalidade por câncer

A incidência de câncer não para de aumentar no Brasil. E o pior, o país é campeão de mortalidade, de acordo com a OECD.

Um dos fatores de risco para o aumento da incidência do câncer é o consumo de álcool, que aumenta ainda o risco de uma série de doenças hepáticas e gastrointestinais.

Mesmo em quantidades baixas (um drink ao dia para mulheres e 2 drinks para homens) pode aumentar a probabilidade de aparecimento de câncer de mama e ovários nas mulheres e de próstata nos homens. A propensão aumenta ainda mais se a pessoa também fumar. O estudo mais recente sobre o assunto foi publicado por Yin Cao e colaboradores de Harvard no BMJ no dia 18/08/15. 

Outras estratégias essenciais para a redução da mortalidade é a dieta saudável, a redução do consumo de carnes processadas, a atividade física e os exames de rotina.

- Câncer de mama

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