Resoluções de ano novo

Olá pessoal! 2008 está chegando e desejo uma ótima virada para todos. Viajo este final de semana e só volto no dia 3 de janeiro por isto o blog ficará sem atualizações até lá. Vocês não iam ler mesmo, não é?. Até lá divirtam-se e façam suas resoluções de ano novo. Desta vez pense nelas com carinho para poder cumprí-las. Uma das dicas é não fazer resoluções muito drásticas. Mudanças sempre são difíceis por isto devem ser feitas lentamente. Moderação é a chave. Se precisa perder peso, por exemplo, não pense que de uma hora para outra conseguirá se livrar de quilos que foram ganhos ao longo de muitos anos. Se levaram tanto tempo para se acumular porque pensa que levarão segundos para sumir? As mudanças são lentas mesmo ou então correrá o risco de prejuízos à sua preciosa saúde, e não é isso que quer para o ano que vem, certo?

Você leu durante o ano neste blog várias dicas de mudanças lentas, moderadas e duradouras que podem continuar sendo seguidas. Vamos fazer um resumo:

1. Conveniência. Muitos brasileiros almoçam ou passam a maior parte do dia fora de casa por isto a praticidade e a rapidez ao preparar e consumir alimentos torna-se importante. Nosso país tem uma vantagem: existem muitos restaurantes a quilo que são excelentes e onde podemos selecionar alimentos saborosos e ao mesmo tempo muito nutritivos. Mas se você sabe que não conseguirá chegar a um deles uma das opções é levar a sua lancheirinha. Faça pela manhã ou na noite anterior um sanduíche de pão integral, uma fonte de proteína (opções: queijo magro, requeijão light, ovo cozido, atum - escolha os conservados sem óleo - ou peito de perú light), algum tipo de folhoso (como alface, rúcula, agrião etc), dois vegetais (por exemplo alface e cenoura ralada ou abobrinha e beterraba...) acompanhados de uma fruta ou um suco fazem um almoço mais nutritivo do que um salgado ou um sanduíche hiper gorduroso de uma cadeia fast food.

2. Exercite-se com a família. O excesso de peso é um problema de todas as faixas etárias por isto inclua seus filhos, sobrinhos, pais e amigos nas atividades físicas. Encontre exercícios que possam ser feitos por todos assim você coloca o papo em dia, se diverte e ainda gasta calorias. Caminhadas, trilhas, passeios de bicicleta, jogos de bola e até mesmo freqüentar uma academia pode se tornar muito mais eficiente e motivador se feito com as pessoas queridas.

3. Preocupe-se com a qualidade de alimentos que entram na sua casa. Se você trouxer chocolates e salgadinhos para casa irá comê-los, ou seus filhos irão comê-los. Se eles não estiverem na despensa alimentos mais saudáveis como frutas, sucos e iogurtes com baixo teor calórico e de gorduras serão consumidos com maior frequência.

4. Aprenda a olhar os rótulos dos alimentos. É importante que você leia o que diz na embalagem dos alimentos que consome. Compare as calorias, a quantidade de minerais, vitaminas e fibras e se não estiver entendendo ligue para a empresa.

5. Não faça dietas malucas. As atrizes da TV são lindas sim mas evite seguir as dietas propostas por elas. O melhor é procurar um nutricionista que personalizará um plano alimentar de acordo com suas necessidades. Afinal você não tem o mesmo tempo para gastar na academia nem o mesmo estilo de vida delas, não é?

6. Ao atingir seu peso saudável procure mantê-lo. As flutuações são muito desgastantes fisiologica e emocionalmente. Se precisar de mais ajuda procure também outros tipos de ajuda: uma terapia, uma filosofia ou até mesmo uma religião, não importa, em 2008 cuide da pessoa mais importante do mundo: você!

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!

Sobreviva às festas de final de ano

As festas estão chegando e as festividades são acompanhadas por comilanças que podem estragar seus objetivos de saúde e sua dieta. Siga as 10 dicas abaixo e entre bem em 2008:

1. Cuidado com o tamanho das porções - as festas de fim de ano são para celebração com familiares e amigos e para se divertir você não precisa se exceder na alimentação nem nas bebidas. As comidas desta época costumam ser bastante calóricas por isto sirva-se em pratos pequenos. Seu pedaço de torta não precisa ser o maior da casa.

2. Sempre faça da alimentação e da segurança no trânsito uma prioridade. Intercale as bebidas alcoólicas com água, sucos ou mesmo refrigerantes diet ou light. Lembre-se: a moderação é a chave.

3. Capriche nos vegetais a antes de servir-se com os pratos mais calóricos. Se você for jantar na casa de alguém leve uma salada bem gostosa e incrementada.

4. Prefira os salgados assados aos fritos. Veja uma lista de calorias de petiscos clicando aqui.

5. Faça uma cesta de frutas frescas e uma bandeja com frutas secas. São nutritivas, ricas em vitaminas, minerais e fibras e aumentam a saciedade.

6. No intervalo das festanças faça alguma atividade para gastar calorias. Pode ser uma caminhada, um jogo de frescobol, uma pedalada ou mesmo uma chegada à academia. Você pode também ir a pé até o supermercado e subir de escadas ao invés de utilizar o elevador.

7. Se alimente várias vezes ao dia. Não pule o café da manhã e coma frutas nos intervalos para não chegar no jantar com uma fome de leão.

8. Limite as entradas, como pãezinhos, queijos, azeitonas e salgados antes das refeições.

9. Dê um presente de natal que contribua para a boa forma das pessoas que você ama. Um livro sobre nutrição, uma bola, um vídeo de yoga ou aulas de natação são idéias que agradam.

10. Saiba quantas calorias consome baixando o programa da Universidade Federal de Pelotas. Para saber quanto gasta nas atividades físicas que faz, clique aqui.

Siga estas dicas durante todo o ano e note uma grande diferença em seu corpo e em seu bem estar em geral.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!

Como higienizar seus vegetais e frutas?

Frutas e verduras são fundamentais para nossa saúde já que fornecem vitaminas e minerais essenciais, além de fibras e fitoquímicos que nos protegem contra diversas doenças. Porém, estes alimentos devem ser muito bem higienizados para que não causem nenhum prejuízo ao nosso corpo.

Siga os passos abaixo e elimine bactérias e parasitas destes produtos:

a) Em um local limpo lave as frutas e os vegetais um a um retirando sujeiras e eliminando as partes estragadas;

b) Coloque todos estes produtos em uma bacia limpa com uma solução que contenha cloro de concentração entre 100 e 200 ppm (pode ser 1 colher de sopa de água sanitária 2,0 a 2,5% para 1 litro de água) por 15 minutos;

ATENÇÃO! Vinagre não mata microorganismos porém você pode utilizá-lo após o item (b) pois o produto melhora a liberação dos mesmos. Bicarbonato não pode ser utilizado com esta finalidade pois não higieniza e ainda destrói vitaminas.

Adaptado de: Lima, C.R. Quem está na minha cozinha? Ed. Varela, 2006.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!

Excesso de peso na infância aumenta risco de doenças cardíacas na fase adulta

Um estudo publicado no New England Journal of Medicine mostrou que quanto mais gordas forem as crianças entre as idades de 7 e 13 anos, maior é o risco de que as mesmas tenham doenças cardíacas na idade adulta. Para ler o artigo na íntegra clique aqui. Quanto maior o grau de obesidade maior o risco por isto a alimentação de toda a família deve ser acompanhada e a atividade física não pode ser esquecida.

Para saber mais sobre a obesidade infantil clique aqui.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!

Excesso de peso na infância aumenta risco de doenças cardíacas na fase adulta

children-obesity.jpg

Um estudo publicado no New England Journal of Medicine mostrou que quanto mais gordas forem as crianças entre as idades de 7 e 13 anos, maior é o risco de que as mesmas tenham doenças cardíacas na idade adulta. Para ler o artigo na íntegra clique aqui. Quanto maior o grau de obesidade maior o risco por isto a alimentação de toda a família deve ser acompanhada e a atividade física não pode ser esquecida.

Para saber mais sobre a obesidade infantil clique aqui.

 

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!

Dieta mediterrânea e atividade física mais uma vez...

Mais dois estudos mostraram que ao adotar um estilo de vida mais saudável a chance de morrer diminui significativamente. Um dos estudos publicado no

Archives of Internal Medicine (JAMA/Archives)

neste mês mostrou que indivíduos que seguiam uma dieta mediterrânea morrem menos de doenças cardiovasculares e câncer. Em outro estudo os indivíduos que praticaram atividade física por 30 minutos cinco vezes por semana tiveram uma mortalidade 27% menor do que os sedentários. Os indivíduos que se engajaram em atividades mais vigorosas tiveram uma redução de 32% na taxa de mortalidade.

Faça suas resoluções de ano novo e inclua uma dieta mais saudável e a prática regular de atividade física moderada em sua vida!

Resumo do artigo em inglês:

"Physical Activity Recommendations and Decreased Risk of Mortality". Michael F. Leitzmann, MD, DrPH; Yikyung Park, ScD; Aaron Blair, PhD; Rachel Ballard-Barbash, MD; Traci Mouw, MPH; Albert R. Hollenbeck, PhD; Arthur Schatzkin, MD, DrPH.Arch Intern Med. 2007;167(22):2453-2460

Fonte da imagem: http://www.divinecaroline.com/images/photo/image/04/76/photo/476/FAN1003008_V.jpg

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!