Yoga e câncer de mama

O câncer de mama é o principal tipo de câncer em mulheres do mundo todo. Apesar das taxas de sobrevivência virem constantemente aumentando nos últimos anos, o câncer deixa marcas. É frequentemente associado a estresse psicológico de longo prazo, dor crônica, cansaço, alterações na rotina e na qualidade de vida.

Práticas integrativas como o yoga podem beneficiar as sobreviventes por abrirem espaço para a meditação, exercícios de concentração, respiração e também por movimentarem o corpo de forma consciente. Por isto, como esperado, estudos mostram que mulheres com câncer de mama que praticam yoga relatam melhorias na saúde física e mental.

Cramer e colaboradores (2017) publicaram resultado de revisão sistemática em que 24 estudos e mais de 2.000 participantes com câncer de mama foram incluídos. Destas, 17 pesquisas mostraram melhorias significativas em termos de qualidade de vida, redução da fadiga e redução dos distúrbios do sono nas pacientes que praticaram yoga durante o tratamento. Outros estudos mostraram que a prática de yoga pode aliviar sintomas de ansiedade e depressão.

Já Reich e colaboradores (2017) avaliaram o resultado da prática de yoga em 322 mulheres após tratamento de câncer de mama. As mulheres, nos estágios 0 a 3 para câncer de mama, foram divididas em dois grupos. Metade praticou yoga e a outra metade recebeu cuidados gerais convencionais. Após 6 semanas as mulheres relataram melhorias em relação à depressão, fadiga e dor. Para as mulheres que nunca tentaram a prática recomendo!

Meus cursos sobre emagrecimento e alimentação consciente trabalham com práticas de yoga e práticas meditativas. Caso queira atuar nesta área dê uma olhada na formação internacional em práticas alternativas e complementares com ênfase em Yoga, Ayurveda e meditação. Novidade: estágio opcional em Portugal em 2018!

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!