Nova série - transtorno dismórfico corporal

Você tem algum problema com seu corpo? A maior parte das pessoas tem. Mas para um grupo de pessoas as preocupações são gigantes, irracionais, distorcidas e falsas, gerando respostas exageradas e prejudicando as relações sociais, amorosas e de trabalho.

O transtorno dismórfico corporal (TDC) guarda relações com o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), incluindo pensamentos desagradáveis indesejados que conduzem a comportamentos compulsivos e repetitivos, tomando tempo e causando sofrimento, vergonha, reduzindo a auto-estima e, em casos mais graves, isolamento social e total incapacidade funcional.

Existe uma sensação incômoda constante de que algo não está "em ordem" ou "como deveria estar". Em ambos os transtornos as pessoas dão mais valor às impressões internas, mesmo que errôneas, ignorando percepções reais ou a opiniões alheias. Assim, pacientes com TOC verificam se a porta está fechada várias vezes e pessoas com TDC podem verificar no espelho a própria aparência uma quantidade enorme de vezes ao dia.

No primeiro vídeo da série sobre transtorno dismórfico corporal discuto a obsessão pela imagem perfeita.

Para não perder os próximos episódios assine meu canal no YouTube.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/