A leitura dos rótulos

Alimentos in natura ou minimamente processadas são aquelas encontradas na natureza ou pouco modificadas. São ricas em fibras, vitaminas, minerais e fitoquímicos antioxidantes e inflamatórios que mantém o corpo saudável por mais tempo. Já alimentos processados ou ultra processados são fabricados com adição de sal, açúcar, corantes, conservantes, estabilizantes, aromatizantes e flavorizantes.

Por isso, é importante ficar de olho no rótulo dos alimentos e na lista de ingredientes. Quanto mais ingredientes em geral menos saudável o produto é. Ou seja, não adianta apenas olhar qual produto contém menos calorias ou sódio. Por exemplo, 1 colher de sopa de azeite possui mais calorias do que 1 colher de sopa de um pudim diet de chocolate. Contudo, enquanto o azeite possui apenas o óleo de azeitonas prensadas, o pudim diet possui amido de milho, sal, maltodextrina, espessante, adoçantes, aromatizantes que não são legais para a saúde.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.
Tags