A leitura dos rótulos

Alimentos in natura ou minimamente processadas são aquelas encontradas na natureza ou pouco modificadas. São ricas em fibras, vitaminas, minerais e fitoquímicos antioxidantes e inflamatórios que mantém o corpo saudável por mais tempo.

image-asset.png

Já alimentos processados ou ultra processados são fabricados com adição de sal, açúcar, corantes, conservantes, estabilizantes, aromatizantes e flavorizantes. Vem embalados e trazem informações em seu rótulo, acerca da data de validade, empresa produtora, quantidade, conteúdo nutricional e uma lista de ingredientes. Quanto mais ingredientes são listados no rótulo, em geral menos denso em nutrientes costuma ser.

Mas não adianta apenas olhar qual produto contém menos calorias, glúten ou sódio. Por exemplo, 1 colher de sopa de azeite possui mais calorias do que 1 colher de sopa de um pudim diet de chocolate. Contudo, enquanto o azeite possui apenas o óleo de azeitonas prensadas e é rico em fitoquímicos antioxidantes (que não são listados no rótulo), o pudim diet possui amido de milho, sal, maltodextrina, espessante, adoçantes, corantes, aromatizantes que podem causar alergias, além de ter características mais inflamatórias.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/