Há 50 anos a nutrição foi reconhecida como profissão no Brasil

Apesar do primeiro curso de nutrição no Brasil ter surgido em 1939, na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, foram necessários 28 anos para que a profissão fosse reconhecida no país.

Agora, em 2017, os nutricionistas brasileiros comemoram 50 anos do reconhecimento da profissão, garantida com a promulgação da Lei nº 5.276/1967. Em 1978, foi sancionada a Lei nº 6.583, que criou os Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas com a finalidade de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício profissional. Em 1991 a profissão foi regulamentada pela Lei nº 8234/1991.

Muito mudou ao longo das décadas, o número de faculdades e de profissionais aumentou no país, diversificaram-se as áreas de atuação, na tentativa de atender às demandas da sociedade. A qualidade da formação continua sendo uma luta da classe para que a saúde de qualidade e universal possa ser assegurada.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!