Você é expert em comer? Come como ninguém?

Quando começamos a comer acontece uma mágica. As moléculas de cheiro dos alimentos são levadas para as células receptoras olfativas localizadas na parte superior da cavidade nasal, logo abaixo do cérebro. Agora olha que interessante: o bulbo olfatório faz parte do sistema límbico do cérebro, também chamado de cérebro emocional. O bulbo olfatório está ligado à amígdala, que processa as emoções, e ao hipocampo, que responde pelo aprendizado por associação. Um cheiro pode nos trazer lembranças e, por isso, tem efeito inclusive no nosso humor. Também pode abrir nosso apetite. Assim como a visão, outro gatilho para o apetite.

Se uma barra de chocolate ou um saco de batata fritas ficam jogados no meio da sala fica difícil resistir, não é mesmo? Isso acontece justamente por que a visão e o aroma do alimento despertam a vontade de comer. Mas apesar da explosão de sensações que o alimento pode provocar tem gente que não percebe nada disso. Tem gente que está tão acostumada a comer de forma automática, já fez isso tantas milhões de vezes durante a vida que acaba devorando tudo o que está na frente sem nem sentir prazer, sem nem notar que está comendo sem fome ou em grande quantidade. Explico mais sobre isso no vídeo. Deixe seu comentário!

Saiba mais no canal do YouTube

Este é o último vídeo desta série sobre a alimentação consciente. Para aprender a aplicar técnicas e tratar a compulsão acesse meu curso online.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!