Mindful eating (alimentação consciente) e obesidade

Nem todo mundo quer fazer dieta, nem todo mundo quer ou precisa ter restrições alimentares mas a maioria das pessoas quer ser mais saudável, quer viver mais anos com qualidade. Pensando nisto, estratégias de alimentação consciente vem sendo investigadas.

Muitas vezes comemos sem atenção, mais do que precisamos, sem estarmos com fome, por tédio ou ansiedade. As técnicas de alimentação consciente podem ajudar aguçando nossos sentidos para o que comemos, quando e por quê.

Exercícios de alimentação consciente incluem prestar atenção nas sensações corporais, nos sinais de fome e saciedade, na aparência, cor, textura e sabor dos alimentos. Roger e colaboradores (2016) avaliaram o impacto de 15 pesquisas (560 participantes) sobre mindful eating na obesidade. Viram que as técnicas ensinadas colaboraram para a redução do peso corpóreo (média de 4.2 kg), melhoria dos comportamentos alimentares, alívio de sintomas depressivos mesmo após a finalização do acompanhamento. 

Saiba mais no curso online. Aproveite o desconto exclusivo do site!

Está precisando de ajuda? Marque uma sessão de coaching enviando uma mensagem! 

Marque uma sessão e receba gratuitamente o curso online Alimentação Consciente. Agende duas sessões e receba também o curso online Emagrecimento definitivo. Agende três sessões e ganhe ainda o curso online sobre ganho de massa magra.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.