Metilação prejudicada na síndrome de Down

A metilação de genes é um processo dinâmico e problemas metabólicos em vias específicas parecem associadas ao envelhecimento prematuro. Estudo publicado este ano mostrou que crianças e adolescentes com síndrome de Down possuem mais biomarcadores associados à metilação insuficiente do que pessoas típicas. De fato, os pesquisadores estimavam que, em média, aqueles com síndrome de Down tinham um envelhecimento 3 anos mais acelerado (Obeid et al., 2016).

A metilação pode ser estimulada com o uso de nutrientes específicos. O assunto é tema do curso: Nutrição e Suplementação na Síndrome de Down - https://www.udemy.com/sindrome-de-down/?couponCode=SD2016

Artigo: Obeid, R., Hübner, U., Bodis, M. et al. Plasma Amyloid Beta 1-42 and DNA Methylation Pattern Predict Accelerated Aging in Young Subjects with Down Syndrome. Neuromol Med (2016). doi:10.1007/s12017-016-8413-y.

Para acessar o conteúdo do curso clique aqui.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!