Dieta e fibrilação atrial

A fibrilação atrial (FA) é a forma mais comum de arritmia afetando mais de 30 milhões de pessoas em todo o mundo. Os fatores de risco para a FA incluem danos estruturais do coração, obesidade e diabetes (Thompson, 2015). Também existem evidências de que a inflamação seja um fator de risco para a fibrilação. O próprio envelhecimento está associado à uma condição mais inflamatória do sistema imune (imunosenescência). O estilo de vida também contribui para a maior inflamação e para o aumento do risco de FA. Sedentarismo, dieta inadequada, abuso de álcool e outras drogas, estresse crônico e redução no número de horas de sono estão associados a maior morbimortalidade por FA e também por Azheimer, diabetes, depressão, osteoponia, sarcopenia, doenças autoimunes e doença pulmonar obstrutiva crônica. Além dos exames de saúde regulares um estilo de vida saudável é fundamental. Quando a FA é diagnosticada terapêuticas como o uso de medicamentos ou ablação podem ser indicados.

A dieta rica em antioxidantes não só reduz o risco de doenças cardíacas como também reduz o risco de fibrilação atrial em pacientes que precisam passar por cirurgia cardíaca (Costanzo et al., 2015; Abdukeyum et al., 2016). O consumo de gorduras saturadas deve ser reduzido visto que podem aumentar o risco de FA. As mesmas devem ser substituídas por gorduras monoinsaturadas e do tipo ômega-3 (Chiuve et al., 2015). Estes tipos de gordura reduzem a ativação plaquetária e a incidência de derrames (Pignatelli et al., 2015) e também de arritmias supraventriculares (Todoroki et al., 2016).

Recomenda-se o acompanhamento de todos os pacientes com condições cardíacas com nutricionista especialista em nutrição clínica é importante. 

Saiba mais em: Frank, M.O., & Caceres, B.A. (2015). Inflammaging: A Concept Analysis.  The Journal for Nurse Practitioners - JNP, v. 11, n. 2, February 2015.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!