Propriedades dos feijões

O Brasil é o maior produtor e consumidor de feijão do mundo. A variedade mais popular é o feijão carioca, presente em 70% dos domicílios. Em segundo lugar vem o feijão preto. Mas existem muitas outras variedades como branco, azuki, fradinho, jalo, moyashi, rajado, rosinha, roxinho, verde e vermelho.

Produção de feijão

Produção de feijão

As leguminosas são ricas em proteínas, fibras, cálcio, ferro, potássio e zinco. Para quem sofre com gases é muito importante deixar de molho à noite e trocar água pela manhã antes do cozimento. O remolho também diminui a quantidade de antinutrientes como fitatos e oxalatos melhorando a absorção de minerais, como zinco e magnésio. O remolho também diminui o tempo necessário para o cozimento do feijão.

Screen Shot 2018-01-07 at 3.27.48 PM.png

Após o remolho o cozimento do feijão na panela de pressão dura entre 8 (feijão azuki) e 25 minutos (feijão preto). 

DSCF6583.JPG

Por que comer feijões?

O zinco e magnésio dos feijões melhoram a imunidade e a saúde óssea. Para gestantes, o ácido fólico reduz o risco de problemas na formação do tubo neural do bebê. O feijão também é fonte de molibidênio, que tem efeito desintoxicante. As proteínas e fibras do feijão aumentam a saciedade e reduzem a compulsão alimentar, facilitando o emagrecimento. As fibras também contribuem para a menor absorção de glicose e colesterol, reduzindo o risco de diabetes e doenças cardiovasculares. Potássio e magnésio mantém a pressão arterial sobre controle e o ferro reduz o risco de anemia. 

Um estudo mostrou que idosos de diferentes países que consumiam mais leguminosas (feijões, lentilha, ervilha, grão de bico, soja) tiveram menor mortalidade durante o período do estudo (Darmadi-Blackberry et al., 2004).

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!