Biomarcadores do envelhecimento

Andando de bicicleta aos 80 anos, dando aula de yoga aos 90 anos. Pessoas assim existem. São raras mas não deveria ser assim. Nosso corpo e nossa mente podem se manter ativos por muito tempo mas para isso escolhas diárias precisam ser feitas. 

Estresse, má alimentação, tabagismo, consumo exagerado de álcool e inatividade física estão entre os principais fatores aceleradores do envelhecimento. Sua idade cronológica é aquela que começou a ser registrada no momento do seu nascimento. Mas sua idade biológica pode ser maior ou menor. Existem pessoas de 60 anos com a vitalidade de alguém de 30. E existem pessoas de 20 com a vitalidade de alguém de 50 ou mais. Podem também estar presentes vários tipos de alterações, avaliadas por meio de exames considerados biomarcadores do envelhecimento:

Screen Shot 2017-09-05 at 12.14.35 PM.png

Para prevenir alterações dos biomarcadores acima, o ayurveda, a medicina tradicional e natural da Índia, propõe uma rotina diária de bem-estar. Tal rotina pode incluir modificações na alimentação, yoga, meditação, massagens, técnicas de purificação e atenção aos cinco sentidos. Tudo para quem quer viver mais e melhor. Ensino grande parte destas técnicas em meu curso online: A essência do Ayurveda.

Deixe seu comentário.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/