Suplementação para prevenção da catarata em diabéticos

A catarata é uma opacidade parcial ou total do cristalino, lente natural do olho, localizado logo atrás da pupila. O cristalino tem um papel fundamental na convergência dos raios luminosos para formação da imagem na retina. Por isto, qualquer alteração na sua constituição afeta nitidez das imagens.

O envelhecimento é a causa mais comum de catarata. Contudo, o uso crônico de corticóides, doenças metabólicas, diabetes, uveítes (inflamação intra-ocular), traumas e exposição excessiva à radiação ultravioleta também contribuem para o problema e para a perda visual progressiva, tanto para perto quanto para longe.

O diagnóstico da catarata é feito por um oftalmologista por meio do exame de biomicroscopia acompanhado de dilatação da pupila. Caso seja visualizado a existência de catarata, exames complementares poderão ser realizados para complementação do diagnóstico. O tratamento da catarata é cirúrgico e consiste na remoção do cristalino com implante de nova lente.

Como diabéticos possuem maior risco de desenvolvimento de catarata pesquisadores vem estudando formas de prevenção do problema. Polifenóis com propriedades antiinflamatórias como a curcumina e as antocianinas vem sendo investigados (Ghosh & Konishi, 2007; Stefek, 2011), assim como quercetina, piruvato de cálcio, ácido lipóico e ubiquinol (coenzima Q10), compostos que, dentre outras funções atuam inibindo a enzima aldose redutase e a consequente conversão de glicose em sorbitol, galactose ou frutose. O aumento da concentração destes compostos na lente, aumenta o estresse oxidativo na região tanto em diabéticos quanto em não diabéticos e o risco de catarata (Gul, Rahman & Hasnain, 2009).

Desta forma, uma dieta de baixo índice glicêmico, livre de açúcares simples e rica em antioxidantes é recomendada. Para prescrição e dosagens de suplementos consulte um nutricionista especialista na área.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.