Suplementação para crianças com prisão de ventre ou fezes impactadas

Constipação é um sintoma que pode ser definido ou caracterizado como a eliminação de fezes endurecidas, com dificuldade ou dor e/ou a ocorrência de comportamento de retenção, escape fecal e aumento no intervalo das evacuações (menos que três evacuações por semana). Outras manifestações clínicas podem ocorrer como sangramento em torno das fezes, sensação de esvaziamento retal incompleto após a evacuação e dor abdominal.

Estudos realizados em escolas e serviços de saúde revelam que a constipação afeta entre 25% e 35% das crianças. A causa mais comum de constipação na infância é a decisão feita pela criança para retardar a evacuação após uma experiência dolorosa. Outras causas incluem dieta pobre em fibra, baixa ingestão hídrica, alergia ao leite de vaca, falta de desejo de ir ao banheiro da escola ou prática inadequada de treinamento do toalete. Doença celíaca, hipotireoidismo, anormalidades da medula espinhal, encefalopatia crônica, síndrome de Down e doença de Hirschsprung também podem cursar com constipação (Tahan et al., 2006).

O tratamento envolve dieta e hidratação adequadas, enemas, recondicionamento do hábito intestinal e uso de laxantes como óleo mineral, leite de magnésia, supositórios, senne, probióticos e várias formas de fibras. Mesmo assim, algumas crianças ainda apresentam resultados insatisfatórios. Recentemente, a suplementação de polietileno glicol (PEG) vem sendo indicada como alternativa já que o uso por 6 meses promove a regularização das evacuações em até 90% das crianças.

O PEG 4000 tem várias vantagens em relação a outros suplementos e medicamentos: efeito anti câncer no colon (Roy et al., 2006Taché et al., 2009; Dorval et al., 2003), não fermentativo, não calórico, não provoca cólicas, sem efeitos tóxicos a longo prazo, antiinflamatório, não irritante, maior aceitabilidade, segurança no uso pediátrico (Gomes, Duarte e Melo, 2011; Saneian e Mostofizadeh, 2012). Para uso e individualização de dosagens consulte seu médico ou nutricionista.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.