Não tenha medo das gorduras

Os lipídios são criticamente importantes em nossas dietas. Não podem faltar. Mas cuidado! Isto não libera o consumo, não vá sair por aí abusando de batata frita, sorvete e frango à passarinho já que o excesso de gordura está intimamente relacionado com doenças crônicas que incluem diabetes, problemas cardíacos, hipertensão, diabetes e até câncer.

O ideal é que a maior parte das gorduras sejam oriundas de ácidos graxos monoinsaturados (azeite, abacate, açaí, amendoim) ou poliinsaturados, especialmente ômega-3.

O ômega-3 parece ser o lipídio menos consumido em todo o mundo. Está presente em peixes de agua fria e profunda (como o salmão), na chia, na linhaça e nas castanhas. Este tipo de gordura tem a capacidade de diminuir os triglicerídeos e modular o processo inflamatório.

Conheça algumas das inúmeras funções das gorduras em nosso corpo:

  • A gordura dá sabor aos alimentos;
  • Aumenta o poder de saciedade;
  • Absorve e transporta as vitaminas A, D, E e K;
  • Mantém a integridade das paredes celulares;
  • Regula a função celular e a expressão genética.
  • Regula a temperatura corporal;
  • Melhora o desenvolvimento do feto e dos bebês;
  • Protege nosso corpo contra choques mecânicos.
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Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!