Homus de grão de bico

Não sei quanto a você mas eu tenho pouco tempo para ficar na cozinha. Por isto, privilegio receitas fáceis, práticas, saborosas e saudáveis. Você já deve ter percebido que meu utensílio de cozinha favorito é o liquidificador. Pois é, com ele dá para fazer sucos, sopas, mousse, sorvete e homus de grão de bico, que é a receita de hoje.

O grão de bico é rico em aminoácidos, fibras. É fonte de vitaminas do complexo B, vitamina K, ferro, zinco, magnésio, potássio e cálcio. O homus é uma receita vegana, sem lactose, sem glúten, com propriedades antiinflamatórias, que facilitam o controle da glicemia e o ganho de massa magra. E é fácil de preparar:

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Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de grão de bico (deixe de molho por 6 horas)
  • 1 xícara de chá de tahine (pasta de gergelim)
  • Suco de 1 limão espremido
  • 1 colher de chá de cominho em pó
  • 1 dente de alho pequeno
  • Sal, pimenta, páprica e salsinha a gosto
  • 2 colheres de sopa de azeite

Modo de preparo:

Escorra a água do grão de bico e cozinhe por 30 minutos na panela de pressão com sal e pimenta. Quando terminar liquidifique ou processe os grãos. Adicione o tahine, o cominho, o suco de limão e o azeite. Se o humus estiver muito grosso adicione um pouco da água do cozimento batendo até atingir a textura preferida. Sirva com azeite, salsinha picada e páprica.

Assista o vídeo sobre a páprica em meu canal:

YouTube.com/dicasdanutricionista

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Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!