Desafio vegano

Sou nutricionista e não como carnes. Mas tomo iogurte, como queijos e ovos frequentemente. Tenho um curso sobre alimentação vegetariana na internet e passei os últimos 10 anos da minha vida atendendo a pacientes vegetarianos em meu consultório. Aí veio o desafio: tentar uma dieta vegana por um mês. Quem propôs? Meus clientes em transição para o veganismo. Achei ótimo, fazia tempo que queria dar esse passo. Comecei na segunda-feira passada e amanhã devo gravar um vídeo falando brevemente como foi essa primeira semana.

Mas lembrando que esta minha escolha não precisa ser a sua. A dieta deve se adequar às nossas necessidades, valores, desejos, metas. Não existe algo que sirva para todo mundo, nem na religião, nem na política, nem no futebol e nem à mesa. Mas para os que desejam também tentar lembre de incluir fontes de:

  • ferro, cálcio e magnésio (como os vegetais verde escuros)
  • proteínas (como quinoa, cogumelos, castanhas, leguminosas. tofu e leites vegetais)
  • vitamina C (frutas cítricas e vegetais como pimentão e tomate)
  • carotenóides (frutas e verduras amarelas, laranjas e vermelhas)
  • ômega-3 (linhaça, chia, nozes)
  • vitamina D - pode ser resolvida com banhos de sol ou suplementos
  • vitamina B12 deverá ser suplementada (converse com seu nutricionista).

Bom desafio!

Acompanhe também meus vídeos no canal youtube.com/dicasdanutricionista

Deixe seu comentário.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!