Cabelo bonito naturalmente

O Brasil está em crise mas para onde olhamos vemos salões de beleza e cheios. O mercado da estética continua aquecido e um dos responsáveis é a vontade de estarmos com os cabelos bonitos e arrumados. Os tratamentos são os mais variados, banhos de queratina, o uso perigoso do formol (substância potencialmente cancerígena) e tantos outros produtos vitaminados ou cheios de aminoácidos. Mas para um cabelo bonito de verdade o cuidado precisa vir de dentro para fora.

O cabelo é composto por 14% de cisteína, aminoácido presente em todos os alimentos de origem animal. Sementes, soja, amendoim e aveia também são ótimas fontes. Em adição aos alimentos proteicos a dieta não pode ser pobre em ácido pantotênico, biotina, vitamina D, vitamina E e minerais como selênio, zinco, cálcio, cobre, ferro e magnésio. O cabelo também desidrata se faltarem água ou lipídios no seu cardápio diário. 

Pessoas com deficiência de ferro, cobre e vitamina D apresentam mais queda de cabelo. O zinco é importante para a síntese de queratina, o qual protege o folículo piloso. Falta de selênio, zinco e/ou biotina acelera a despigmentação do cabelo, principalmente próximo à raiz.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!