Brócolis e hipotireoidismo

Brássicas são um grupo de vegetais ricos em substâncias antiinflamatórias e anticancerígenas. Brócolis, couve, couve-flor, rabanate e repolho fazem parte deste grupo que, por outro lado, contém substâncias goitrogênicas, as quais teoricamente interferem com o funcionamento da enzima tireoperoxidase responsável pela produção do hormônio da tireóide. Por isto, pessoas com hipotireoidismo frequentemente questionam-se se devem ou não consumir tais alimentos.

Estudos recentes mostram que precisaríamos consumir uma quantidade muito grande de brássicas para que esta interferência na tireóide ocorresse. O consumo de 100 gramas ao dia, por exemplo, representa um risco mínimo de problemas (Felker, Bunch &  Leung, 2016).  

Receba a newsletter semanal. Dra. Andreia Torres é nutricionista, mestre em nutrição, doutora em psicologia clínica, especialista em yoga.

Um único alimento também não pode ser responsabilizado pelo hipotireoidismo que também possui causas genéticas e autoimunes. Precisamos olhar a dieta como um todo. Uma pessoa com carência de iodo, selênio ou zinco também produzirá menos T3. O selênio funciona também como antioxidante melhorando a função da tireoide. No caso da tireoidite de Hashimoto, a deficiência de vitamina D e o excesso de glúten na dieta parecem ser fatores muito mais prejudiciais (Liontiris & Mazokopakis, 2017).

Estudos mostram ainda que as substâncias goitrogênicas são em grande parte destruídas pelo calor. Então se a tireóide é sua preocupação não abuse do grupo e consuma as brássicas cozidas, assadas, grelhadas... Excluir totalmente? A escolha é sua, mas lembre que o sulforafano das brássicas também parece reduz o risco de câncer de tireóide (Wang et al., 2015), equilíbra hormônios em mulheres e reduz orisco de câncer de mama (Liu, 2013).

Deixe seu comentário.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags