Frutas e verduras com baixo índice glicêmico ajudam a emagrecer

Frutas e verduras com baixo índice glicêmico.jpg

Quer emagrecer? Troque os alimentos e lanches industrializados por mais frutas e verduras. Todo mundo sabe disso, mas quais seriam as melhores frutas e verduras para um emagrecimento rápido? Esta foi a pergunta de uma pesquisa liderada por Eric Rimm, professor de epidemiologia e nutrição da escola de saúde pública de Harvard. Os autores associaram o consumo de frutas e verduras específicas com a perda de peso ao longo de 4 anos. 

Nas pessoas com maior consumo de mirtilos, ameixas, maçãs, pera, tomates, tofu, couve-flor, vegetais folhosos, abobrinha, feijões e pimentões a perda de peso foi maior do que em indivíduos que optaram por outros vegetais. Um dos motivos é que os vegetais citados possuem um menor índice glicêmico em relação a outros como batata, abóbora, ervilha, milho e alimentos industrializados como pães, pizzas, bolos e doces. 

Alimentos com maior índice glicêmico tendem a levar a maior liberação de açúcar e insulina na corrente sanguínea. Para proteger o organismo contra este excesso de açúcar circulante as células captam e estocam este nutriente rapidamente. Isto leva a um aumento de gordura corporal e ao aumento da fome.

Já alimentos com baixo índice glicêmico (como amoras, aveia, cerejas, berinjela e pera, demoram mais para ser digeridos e absorvidos,  reduzindo os picos glicêmicos e controlando a fome. Aprenda mais em meus cursos online: andreiatorres.com.br

Saiba mais lendo o artigo original: Bertoia e colaboradores. Changes in Intake of Fruits and Vegetables and Weight Change in United States Men and Women Followed for Up to 24 Years: Analysis from Three Prospective Cohort Studies. PLOS Medicine, 2015. 

Aprenda mais no curso online: alimentação vegetariana - http://andreiatorres.com.br/curso/vegetarianismo

Vídeos no canal YouTube.com/dicasdanutricionista

Deixe seu comentário.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!