Campanha: vegetarianismo contra o câncer

daffd3_758e1adacbcc4aa5b1f9e7d2b8735e66~mv2.png

A Sociedade Vegetariana Brasileira lançou a campanha "vegetarianismo contra o câncer. Eu apoio totalmente! Afinal, estudos mostram que os hábitos alimentares inadequados são responsáveis por cerca de 30 a 40% de todos os tipos de câncer.

Pessoas que consomem alimentos de origem animal apresentam incidência 88% maior de câncer de cólone 54% maior de câncer de próstata em relação à população vegetariana. Isto não quer dizer que vegetarianos não possam ter câncer. Sim, podem! Afinal, as doenças são o resultado de nossa genética associada a questões ambientais (dieta, tabagismo, consumo de álcool, estresse, poluição do ar, exposição a metais pesados, cuidados gerais de saúde etc).

Para a Organização Mundial de Saúde um grupo de alimentos muito prejudicial à saúde é o das carnes processadas. Por cuidados com a saúde pública o órgão tem estimulado os governos e agências regulatórias internacionais a estabelecerem recomendações para alertar a população acerca dos riscos do consumo destes alimentos. Isto se deve aos resultados da análise de mais de 800 estudos que mostram evidências de que as nitrosaminas das carnes processadas são carcinogênicas para os seres humanos.

Screen Shot 2017-09-27 at 2.56.43 PM.png

Já as carnes vermelhas foram classificadas como parte do Grupo 2A (provavelmente, carcinogênicas para seres humanos). Isto se deve ao fato das carnes vermelhas serem muito ricas em ferro, mineral que, em grande quantidade, aumenta a formação de compostos N-nitrosos (NOC), o estresse oxidativo e a formação de radicais livres.

Há 3 semanas decidi migrar da dieta ovolactovegetariana para a dieta vegana e venho relatando o percurso no canal youtube.com/dicasdanutricionista.

Deixe seu comentário.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!