Cuide da sua alimentação hoje para ter um cérebro ativo e saudável por toda a vida

Conforme a longevidade da população aumenta mais pessoas acabam manifestando doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, câncer e Alzheimer na velhice. Pesquisas mostram que pelo menos 50% do risco destas doenças pode ser atribuído a fatores de risco modificáveis, incluindo dieta inadequada e sedentarismo. Além da dieta balanceada e da prática de atividade física, estímulos cognitivos (aprendizado constante), controle da glicemia e monitoramento da saúde vascular são fundamentais para a prevenção destas doenças. 

A dieta deve focar na qualidade geral e não em nutrientes específicos. De acordo com estudos recentes, deve-se privilegiar o consumo de frutas, verduras, castanhas e a redução no consumo de carne vermelha, carnes processadas, doces e alimentos ultra processados (Abate et al., 2017Greenwood & Parrott, 2016; Moore et al., 2017).

Desde a semana passada estou colocando novos vídeos sobre o envelhecimento e a proteção do cérebro no YouTube.com/dicasdanutricionista.

Acompanhe também mais sobre a doença de Alzheimer em meu site:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags