Tratamento nutricional da fibromialgia, doença que fez a cantora Lady Gaga cancelar sua participação no Rock in Rio

Lady Gaga

Lady Gaga

A cantora Lady Gaga cancelou sua apresentação no Rock in Rio, devido às dores intensas causadas pela fibromialgia. Esta doença crônica gera também rigidez muscular, fadiga, sensibilidade na pele, dores de cabeça, insônia, problemas na memória, dores estomacais e inchaço.

Como a doença está relacionada à maior inflamação, inclusive do cérebro, a dieta antiinflamatória e um estilo de vida saudável fazem parte do tratamento. Além disso, antidepressivos e analgésicos podem ser necessários.

Não existe um exame laboratorial capaz de detectar a doença. O diagnóstico médico é em geral feito por um reumatologista que avalia a presença de dores em vários pontos do corpo. Parece que o estresse oxidativo aumentado agrava as dores. A produção excessiva de radicais livres como radicais superóxido elevam a geração de citocinas inflamatórias incluindo TNF-α e IL-1β. A carência de zinco, selênio, ferro e manganês agrava o problema visto que estes minerais são fundamentais para a produção de enzimas antioxidantes.

Estudos mostram que pacientes com fibromialgia também podem ter deficiência de aminoácidos de cadeira ramificada (leucina, isoleucina e valina), assim como de triptofano. Em uma recente revisão também foi demonstrado que deve-se atentar aos níveis de magnésio, L-carnitina e S-adenosilmetionina, nutrientes importantes para redução da inflamação e geração de energia na célula. Por fim, a sensibilidade ao glúten também parece aumentar as manifestações dolorosas nos pacientes com fibromialgia. Por isto, uma dieta livre de trigo, cevada e centeio é preconizada (Rossi et al., 2015).

Yoga, meditação e massagens ayurvédicas com óleo de gergelim também contribuem para a redução da dor (Carson et al., 2010; Hennard, 2011Meneguzzi et al.., 2011). O curso online de terapias integrativas e complementares com ênfase em yoga, meditação e ayurveda está com inscrições abertas. Saiba mais aqui: http://andreiatorres.com.br/curso/yoga

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!