Sono, estresse, compulsão e ganho de peso

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Uns gostam de dormir cedo, outros tarde. Somos diferentes. O tal "relógio biológico" funciona como um regulador central do funcionamento de cada organismo. Interferimos nestes relógio, pois nem sempre podemos acordar na  hora que queremos, ou trocar o horário do almoço.  Mas ao interferirmos no relógio ele pode se desregular. Se você precisa dormir e não dorme produz mais cortisol e a compulsão alimenta. Se está com fome e não come é capaz de chegar em casa à noite e devorar o que estiver pela frente. 

E o pior: tem gente que nem come muito mas está com o metabolismo tão desregulado que acaba acumulando muito mais gordura do que outras pessoas. Em um estudo publicado este ano por Rocha e colaboradores (2017) camundongos que eram alimentados fora do horário normal da fome ganhavam muito mais peso, gordura corporal na região abdominal e do fígado do que os demais animais.

Moral da história: durma quando estiver com sono, coma quando estiver com fome. Pular refeições para depois comer tarde da noite não vai te ajudar em sua meta de ter mais saúde e disposição.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!