Aveia contém glúten?

aveia-1.png

De acordo com estudos da Universidade de Chicago tecnicamente a aveia não conteria glúten, proteína presente no trigo, cevada e centeio. Porém, a aveia é frequentemente plantada, colhida e processada em locais onde também há cultiva ou processamento de cereais que contém glúten, podendo haver contaminação cruzada.

De acordo com Sapone e colaboradores (2012) existem vários problemas relacionados ao glúten (assista o vídeo). Devido ao problema da contaminação cruzada pacientes celíacos devem remover a aveia da dieta, a não ser que comprem o cereal de uma indústria que garanta a ausência de glúten no produto. Pessoas com alergia ao trigo também podem consumir aveia caso a mesma não tenha sido misturada ou processada em equipamentos que também fazem o beneficiamento do trigo.

Algumas pessoas podem sentir desconfortos abdominais consumindo aveia? Sim, mesmo que não tenham doença celíaca, alergia ao trigo ou intolerância ao glúten. Isto ocorre porque a aveia é rica em fibras.

As fibras são essenciais à saúde do trato digestório e também ajudam a controlar os níveis de gorduras e açúcares no sangue. Porém, pessoas não acostumadas ao consumo de fibras podem apresentar gases, dores abdominais ou diarreias quando aumentam muito o consumo de alimentos como aveia, cereais integrais, folhosos e frutas. Estes alimentos também são ricos em antinutrientes como fitatos e oxalatos que contribuem também para os desconfortos acima relatados. No caso específico da aveia uma estratégia é deixá-la de molho em água à noite. No outro dia remova a água, lave a aveia e use-a em sua forma preferida.

Informações nutricionais - 1/2 xícara de aveia fornece:

  • 154 calories
  • 4–5 gramas de fibras
  • 5–6 gramas de proteínas
  • 5 mg de manganês (73% das necessidades diárias de adultos)
  • 7 mg de selênio (16% das necessidades diárias de adultos)
  • 56 mg de magnésio (14% das necessidades diárias de adultos)
  • 0,19 mg de tiamina - B1 (12% das necessidades diárias de adultos)
  • 5 mg de zinco (10% das necessidades diárias de adultos)

Acompanhe também meus vídeos no canal youtube.com/dicasdanutricionista

Deixe seu comentário.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags