Superexpressão do gene para a proteína precursora do amilóide na Síndrome de Down

plaques.jpg

A superexpressão do gene da proteína precursora do amilóide (APP) no cromossomo 21 das pessoas com Síndrome de Down (DS) tem sido associada ao aumento dos níveis de amilóide cerebral e aparecimento dos sintomas da doença de Alzheimer precocemente (Doran et al., 2017).

A Doença de Alzheimer é uma enfermidade incurável que se agrava ao longo do tempo, gerando demência ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais. Como não há cura a melhor estratégia é a prevenção, que se faz pela redução do estresse oxidativo e "silenciamento" do DNA, por meio da metilação. 

Na nova turma do grupo de estudos em Síndrome de Down teremos oportunidade de abordar as estratégias mais eficazes para promover a metilação do gene APP. Reserve sua vaga! Início dia 07/09/2017.

Deixe seu comentário.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!