Deficiência de micronutrientes na Síndrome de Down

A Síndrome de Down ocorre quando, ao invés da pessoa nascer com duas cópias do cromossomo 21, ela nasce com 3 cópias, ou seja, um cromossomo número 21 a mais em parte ou todas as células do corpo. Não é uma doença e sim uma ocorrência genética. Mas como você e eu, pessoas com Síndrome de Down também podem ficar doentes, resfriadas, podem ter pneumonia, doenças do coração e assim por diante.

Pessoas com Síndrome de Down também podem desenvolver carências nutricionais, seja por má alimentação, má absorção ou má utilização dos nutrientes. Como os estudos vêm mostrando que na Síndrome de Down há uma tendência a redução dos níveis plasmáticos de micronutrientes como cálcio, selênio e zinco, o acompanhamento nutricional torna-se muito importante (Saghazadeh et al., 2017).  

A nova turma do grupo de estudos em Síndrome de Down se iniciará dia 07/09/2017 (quinta-feira) e teremos oportunidade de abordar estes e outros assuntos relevantes para a melhor saúde e qualidade de vida destes indivíduos. Reserve sua vaga!

Deixe seu comentário.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!