Gente feliz que não faz dieta

Todos temos um amigo magro que nunca fez dieta. Não seria maravilhoso viver isso, ter a alimentação como uma parte essencial e prazerosa da vida mas que não toma conta de cada pensamento?

Na verdade todo mundo pode ter isso, pode ser exatamente assim. Mas infelizmente, muita gente aprendeu a não confiar no próprio corpo. Talvez você já tenha tentado ser igual à modelo da capa da revista e restringiu o que comia, passou fome e não aguentou. Acabou desenvolvendo uma compulsão e hoje está muito acima do peso inicial. Talvez tenha se comparado com a menina do instagram, com a colega com aquela genética totalmente diferente da sua. Pode ter sofrido bullying. Pode até ter buscado ajuda em vários consultórios. Mas a cada tentativa pode ter se frustrado mais e mais até que acabou deixando de confiar no próprio corpo.

Para comermos bem, de forma que as necessidades do corpo sejam atendidas, para termos saúde, bem estar e vitalidade não precisamos seguir um papel com calorias e nutrientes pré-definidos por um profissional. Não é que a dieta nunca tenha lugar. Tem sim. Mas para muita gente não funciona. Aumenta a ansiedade, gera tédio alimentar, provoca mais compulsão. Por isto, se você não está doente, basta que tenha conhecimentos básicos e que possa ouvir sua sabedoria interior. Isso mesmo. Seu corpo está pronto para te dizer quando está com fome, sede e do que precisa para ficar bem. E você pode reaprender a ouvir estes sinais, assim como fazia quando era uma criancinha fofa de 2 anos. Naquela época você amava seu corpo, cada dobrinha dele. E é assim que tem que ser.

Seu corpo deve ser celebrado pois com ele você pode aproveitar tudo o que a vida tem de bom, com ele você pode também ajudar as pessoas ao seu redor. Seja amigo do seu corpo. Seja amiga do seu corpo. Não o puna para agradar os outros. Não deixe ele passando fome, não o machuque com exercícios excessivos, não o puna com palavras de ódio, não o intoxique com remédios para emagrecimento desnecessários e que podem provocar efeitos colaterais como alterações de humor, tristeza, irritabilidade, agitação, depressão, arritmias cardíacas, alterações intestinais, metabólicas e endócrinas, além de dependência.

Quando não confiamos no próprio corpo, comemos quando não estamos com fome, deixamos de comer quando temos fome, Nossa falta de confiança nos nossos corpos e nossas tentativas de controlá-lo, fazem o oposto do que desejamos, bagunçamos nosso metabolismo, nossas emoções e nossa habilidade natural de manter o corpo saudável, bonito e funcional. Você merece fazer as pazes com seu corpo, merece uma vida plena em que o alimento não está em primeiro plano. Você merece uma nova história em que é o protagonista e não a comida. 

Em meu curso online de 8 semanas alio técnicas de yoga, meditação, nutrição e alimentação consciente para que você volte a se sintonizar com o que importa. No curso não existe dieta restritiva, não existe proibição. É dedicado a quem deseja:

  • parar de viver de dieta;
  • aprender a reconhecer e honrar a sabedoria interior e os sinais de fome e saciedade;
  • parar de se equilibrar entre dietas rígidas e o descontrole alimentar;
  • parar de brigar com o corpo;
  • acabar com os sentimentos de culpa e vergonha em relação ao próprio corpo;
  • viver com prazer;
  • assumir responsabilidade sobre a própria saúde;
  • ter liberdade para viver a vida que merece, dentro do corpo que é seu;
  • se tornar um especialista na própria vida.

O que você receberá ao se inscrever:

  • 7 módulos com conteúdo profundo e estruturado.
  • 40 aulas em vídeo para que possa internalizar conceitos importantes.
  • Exercícios para se conhecer melhor.
  • Meditações para te ajudar a se reconectar com sua intuição.
  • Emails que vão te ajudar a manter seu foco e motivação.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!