A nutrição como ciência integrativa

Nutrição Integrativa.jpg

Há anos venho estudado nutrição, psicologia, meditação, medicina ayurvédica e yoga. Minhas pós-graduação (mestrado, doutorado e pós-doutorado) foram em áreas multidisciplinares pois acredito em uma forma integral de ver o ser humano e sua relação com o mundo.

Mas a nutrição por si só já é integrativa. O alimento está intimamente associado à terra. A comida automaticamente nos integra ao meio natural, ao meio social, à estrutura agrícola e fundiária do país, ao modelo econômico e político.

Ao comermos determinados alimentos estamos escolhendo, mesmo sem saber, o tipo de país onde queremos viver. Um com mais ou menos vegetação, com mais ou menos biodiversidade, com ou sem floresta, com ou sem cogumelos, castanhas, açaí, palmito…

A proposta da nutrição integrativa é também a de cuidar das pessoas em todas as suas dimensões (física, mental-emocional, social e espiritual), resgatando a humanização do comer, gerando novos recursos terapêuticos no atendimento nutricional. O nutricionista atuante na área é um tutor que oportuniza a modificações de hábitos, com base não só nos recursos bioquímicos, genéticos, clínicos e antropométricos de cada um, mas também em valores e crenças. Para tanto, pode apoiar-se em técnicas diversas:

Esta abordagem considera as dimensões corpo, mente, emoções e alma, através da utilização da intuição, meditação, práticas corporais e respiratórias originadas inclusive de práticas ancestrais, como o yoga. O objetivo é apoiar o bem-estar integral, estimular o autoconhecimento,  a autoeducação, a autoestima, a autocura,  a conquista de metas, objetivos e propósitos de vida. 

Vem para refletir novas formas de pensar, incluindo áreas ou filosofias não privilegiadas no ocidente, mas que ao se somarem às teorias e conceitos da nutrição convencional contribuem para o bem-estar, para a longevidade, para a conexão com a natureza. A nutrição integrativa ajuda também a resgatar conhecimentos milenares de diversos povos e culturas admitindo novas interpretações do papel e efeito do alimento na vida do ser humano em todas as suas dimensões.

Se nada disso é novidade, qual seria então a inovação? A inovação é justamente conseguir colocar tudo isso na prática. Em vários dos meus cursos ligo teoria e prática e clicando nas imagens abaixo terá acesso a cupons de desconto exclusivos aqui do site:

Compartilhe conhecimento.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/