Quais são seus medos? Eles estão te impedindo de chegar onde quer?

De acordo com a ferramenta da programação neurolinguística chamada "níveis neurológicos" atuamos em seis níveis: (1) Ambiente, (2) Comportamentos, (3) Capacidades, (4) Crenças, (5) Identidade e (6) Espiritual.

Imagine que seu escritório está uma bagunça (ambiente) e isto limita o seu trabalho (comportamentos) interfere em seu desempenho (capacidades), fazendo você acreditar que não pode ou não conseguirá ganhar dinheiro para pagar as contas do mês (crenças), o que pode interferir no que você pensa sobre si mesmo (identidade), prejudicando os seus relacionamentos (visão, espiritualidade). Porém, muitas pessoas não percebem o que desencadeou uma série de pensamentos negativos: "não dou conta", "todo mundo consegue menos eu", "se seguir assim, vou à falência"etc. Talvez, o simples fato de organizar o escritório resolveria grande parte dos problemas.

Quais são os seus medos? De onde eles vieram? Algumas pessoas podem ter medo de engordar, outros tem medo de não conseguirem encontrar alguém legal para casar, algumas pessoas tem medo de perder os amigos, perder o emprego. Mas será que esses medos não tem a ver com as pessoas com quem você convive, com os locais que você frequenta? (ambiente). Além disso, o que você faz com essas pessoas, o que você faz nestes ambientes (comportamentos). Algumas pessoas tem medo pois relacionam-se com pessoas que as abusam, que as colocam para baixo. Será que vale a pena estar com essas pessoas. 

Para cada nível neurológico perguntas podem ser feitas. Como você faz as coisas (quais são suas capacidades, seus potenciais)? Por que você faz o que faz (quais são suas crenças e valores)? Quem é você? Você gosta de você? (identidade). A quem mais isso afeta? (visão, missão, espiritualidade).

Infelizmente é comum vivermos uma vida que não é a nossa. Falo mais nesse vídeo:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!