Para emagrecer de forma definitiva reprograme seu cérebro

Se você já restringiu o consumo de alimentos provavelmente emagreceu. Mesmo assim, pode ter passado por um tédio alimentar e voltado a engordar. Afinal, tudo que é proibido parece mais gostoso, certo? Além disso, dietas frequentemente provocam ou agravam a compulsão (assista meus vídeos sobre o assunto clicando aqui).

É por isso que tantos estudos falham a longo prazo, independentemente do tipo de dieta adotada (paleo, low carb, jejum, pirâmide etc). Mas tenho algumas dicas para te ajudar:

  1. Mude seu pensamento e ao invés de pensar em dieta pense em sua saúde. Emagrecer pode reduzir o risco de doenças cardiovascularesdiabetes e certos tipos de câncer. A perda de gordura corporal também aumenta a disposição física e mental e reduz o risco de depressão. Pensando na saúde você fará melhores escolhas e emagrecerá sem contar calorias.
  2. Aprenda receitas saudáveis e tenha pensamentos positivos, focando em tudo o que pode comer e não no que decidiu diminuir. Mas atenção: não crie uma lista de alimentos proibidos. Lembre: pra muita gente proibição leva à compulsão!
  3. Pense como os magros. A comida do mundo não vai acabar! Você não precisa de 3 potes de sorvetes, meio bolo, uma pizza inteira. Coma devagar, saboreie, curta cada garfada e pare quando a fome for embora. Comida tem que ser fonte de prazer. Não coma se não está mais sentindo gosto de nada. Quando ficar com fome novamente poderá comer mais. 
  4. Tome conta de você. Sei que você tem muita coisa para cuidar (trabalho, estudo, família, casa, cachorro, amigos, repouso, filhos, saúde etc). Mesmo assim, você precisa se priorizar porque se seu corpo e sua mente falharem todo o resto sofre. Coloque-se na agenda e adote rotinas que aumentam seu bem estar e vitalidade.
  5. Faça uma lista dos seus prazeres e, quando estiver entediado, chateado, inseguro, procure algo na lista e saia para se divertir. Aprenda a obter prazer fora da comida. Comida não devolve o amor que está faltando na vida de ninguém. Pelo contrário, só tende a piorar as coisas. Vá em busca de outra distração ou da verdadeira resolução para o seu problema.
  6. Não se recrimine. Tudo deu errado? Trocou a salada pela coxinha, a caminhada pelo sofá? Acontece nas melhores famílias. Não se martirize, a vida é feita dessas coisas também. Mas aprenda com a experiência, pergunte-se o porque das coisas terem saído do trilho e tente fazer diferente. Deixe a culpa pra lá, ela só serve para reduzir a auto-estima e ninguém quer isso.

O cérebro pode ser treinado para nos ajudar nesse processo. Meu programa inclui:

- 1 sessão inicial de coaching online - vamos descobrir juntos o que te trouxe até este momento, seus objetivos e possíveis soluções. Você dará continuidade a este processo fazendo com o autocoaching

- 2a sessão de acompanhamento e discussão online sobre como lidar com episódios compulsivos. Você dará continuidade em casa praticando as técnicas de meditação, yoga e relaxamento propostos. O objetivo é mais do que emagrecer mas equilibrar corpo, mente e emoções.

- 3a sessão de coaching: vamos reprogramar seu cérebro pois é ele quem comanda tudo. Você dará continuidade fazendo os exercícios diários no conforto da sua casa.

ENTÃO VOCÊ RECEBE:

Este é um programa de autoconhecimento que tem como um de seus efeitos colaterais o emagrecimento. É um programa para quem quer muito mais do que um certo peso na balança, mas para quem visa o sucesso em todas as áreas da vida. 

Se preferir você também pode marcar consultas individuais.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!