O açaí cabe em dietas de emagrecimento?

Sim! A fruta é um importante alimento amazônico com propriedades antioxidantes (Barbosa et al., 2016) e antiiflamatórias, que contribuem para um melhor metabolismo celular. Tais substâncias também são capazes de prevenir o envelhecimento precoce e o câncer, além de fortalecer o sistema imune.

Mas vá com cautela. A polpa com 100g fornece aproximadamente 247 calorias. O açaí é rico em gorduras e se consumido com frutas, granola, mel, xarope de guaraná (e outras extravagâncias como leite condensado e suplementos proteicos) pode fornecer até 1.000 kcal em uma tijela média.

Mesmo assim, por ser uma fruta gordurosa, aumenta a saciedade, o que pode reduzir a compulsão alimentar e contribuir para a perda de peso. Você pode bater a polpa com morangos ou banana, de preferência bem maduros, já que o ideal é não adoçar (ou usar apenas estévia). Evite adicionar açúcar, mel ou xarope de guaraná para ter ainda os benefícios das antocianinas em termos de redução da glicemia, dos níveis de colesterol (Udani et al., 2011).

Saiba mais em meus cursos online.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!