Seu estado nutricional está ótimo?

O estado nutricional reflete o equilíbrio entre a ingestão de compostos importantes à saúde e as necessidades do corpo de uma pessoa.  A necessidade de nutrientes varia em função de fatores como a idade, sexo, estado fisiológico (crescimento, gestação, lactação), tipo e intensidade da atividade física e laboral e de condições especiais como a presença de doenças, inflamação, febre, estresse físico ou mental.

Já o consumo de alimentos depende da renda, de conhecimentos acerca da importância da dieta adequada, de habilidades culinárias, dos hábitos, da cultura, do acesso em quantidade e qualidade adequados. A capacidade de se alimentar, digerir e absorver alimentos também varia com a idade, com a presença ou não de doenças, com a adequada produção enzimática. O equilíbrio entre estes fatores propicia um estado nutricional ideal para o crescimento, desenvolvimento, reparo celular e uma vida saudável. Assim, um bom estado nutricional é muito mais do que estar gordo ou magro. Afinal, nosso nível de energia, nossa vitalidade, alegria de viver, tônus muscular, memória também dependem do bom estado nutricional. 

Fonte: Martins, 2009

Fonte: Martins, 2009

Desta forma, uma pessoa considerada bonita e em forma mas sem energia, com péssima digestão e humor não deveria ser classificada como estando com um ótimo estado nutricional. A nutrição integrativa preocupa-se então com muito mais do que o alimento. Busca apoiar cada pessoa na busca de uma vida saudável na mente e no corpo, satisfatória, prazerosa e feliz.

Aprenda mais em www.t21.video

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/