O significado da vida

Somos diferentes, assim o que serve para mim, pode não servir para você. Seus valores, crenças, hábitos, ações, com certeza fizeram a sua vida totalmente diferente da vida de todas as outras pessoas que você conhece. E no seu percurso, o significado da sua vida será aquele que você escolher dar a ela. E o que você tem escolhido? Caso você não escolha nada, caso deixe a vida simplesmente te levar, pode ser que um dia acorde achando que as coisas estão sem propósito, sem sentido.

Agora, não dá para achar significado na vida sem ter clareza dos seus valores. Quais são os seus? Faça uma lista aí. Não se preocupe, não existe resposta certa ou errada. Você pode valorizar coisas diferentes das pessoas que ama, não tem nada de errado nisso. Mas você precisa saber quais são seus valores.

Quando sua vida não tem relação com seus valores você encontrará insatisfação. Por exemplo, se um valor importante para você é a família, mas você não tem tempo para se dedicar a ela, você estará feliz? Se alguém diz que o valor maior é Deus mas só lembra de Deus nas festas religiosos, será que a vida está em equilíbrio? Se para você honestidade é um valor grande mas você anda com muitas pessoas desonestas, qual será o propósito da sua vida? Por isto, ter clareza dos valores é muito importante. Avaliar o investimento que está fazendo nos próprios valores também. 

Sou profissional de saúde. O interessante é que ao mesmo tempo que meus pacientes dizem: não há nada mais importante que saúde, muitos não fazem atividade física, comem qualquer coisa na rua, fumam, não utilizam preservativo... Como profissional de saúde posso aconselhar, mas não tenho poderes além destes. Quem vai emagrecer não é a dieta que calculei. Quem vai emagrecer é o paciente, após pensar em seus valores e decidir que suas ações devem ser consistentes, harmoniosas para que a vida seja boa, tenha propósito, signficado.

Te convido a fazer esta mesma reflexão acerca de todas as áreas da vida (saúde, carreira, família, vida amorosa, contribuição social etc). Caso precise de mais ferramentas acesse meu curso online "autocoaching". 

Grande abraço!

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags