Rituais para um dia feliz

Uma nova semana. Acordou feliz ou triste? Somos humanos e sentimos uma série de emoções, como medo, raiva, tristeza, alegria, ciúme, inveja, vergonha, altruísmo, solidariedade, compaixão. O importante é que essas atividades emocionais sejam harmonizadas e equilibradas com o uso da racionalidade e do pensamento analítico e investigativo para que possamos lidar bem com os acontecimentos.

Muitas vezes a mente fica sobrecarregada com os acontecimentos, pensamentos e emoções. Se você sente-se assim é importante ter um propósito, programar o dia, ter metas e um caminho para alcançá-las. Sempre existe muita coisa a fazermos, mas quando não se sabe por onde começar, o que fazer, para onde ir e com que objetivo, o desequilíbrio é maior. 

Você pode acordar e já começar a olhar emails e mensagens de WhatsApp gastando tempo e energia. Ou você pode acordar e ler sua lista de propósitos, metas e prioridades. Para algumas pessoas os rituais trazem equilíbrio. Para mim é assim também. Se acordo e vou direto para o computador meu dia é, por incrível que pareça, menos produtivo do que quando acordo, tomo um copo de água com limão ou um chá, faço yoga, medito, tomo banho, café da manhã e aí sim, vou para o trabalho. Este é o meu ritual, não precisa ser o seu. Conheço gente que tem filhos pequenos e, por isso, faz alguma prática de atenção plena no chuveiro, enquanto toma banho. Ou depois que deixa os filhos na creche ou escola. Tem gente que é mais matutina (como eu), outros são mais vespertinos ou noturnos. Por isso, a adaptação às características e realidade individual é primordial. E o autoconhecimento facilita os ajustes.

E se você testou um ritual, por exemplo, a meditação, gostou mas depois a vida ficou mais corrida?  Faça por menos tempo! Para muita gente 5 minutos já faz uma grande diferença, traz relaxamento, maior clareza mental e satisfação. Ensino mais sobre os rituais em meu curso de formação.

Para continuar o dia bem tenho horários para certas atividades. Por exemplo, quando estou produzindo videoaulas ou textos me afasto do celular. Só checo emails, facebook, WhatsApp duas vezes ao dia. Meu trabalho permite isso então estou aproveitando a fase. A alimentação saudável durante o dia também é fundamental para que meu corpo mantenha-se bem e cheio de vitalidade. Assim como a hidratação adequada.

Estou desmamando da internet à noite. Peguei a mania de levar o celular para a cama, como meu marido. Mas parei com isso. Levo um livro e meu diário, onde anoto o que aconteceu de melhor e o que pode melhorar. Anoto também as metas de curto, médio e longo prazo. Trabalho com flexibilidade mas o hábito de anotar faz com que não me perca e muita coisa aconteça. Como são seus rituais para um dia bom e feliz?

Você gosta desta área? Gostaria de trabalhar ajudando as pessoas a cuidarem melhor da saúde? Inicie o curso de formação de coaches de saúde integrativa. Saiba mais aqui.

Compartilhe e ajude este trabalho a continuar.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags